USE OF INSTAGRAM, BODY IMAGE SATISFACTION AND SELF ESTEEM IN YOUNG WOMEN // USO DO INSTAGRAM, SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA EM MULHERES JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.15

Palavras-chave:

Instagram, imagem corporal, satisfação corporal, autoestima, mulher

Resumo

O objetivo foi avaliar o impacto do uso do Instagram e a satisfação com sua imagem corporal e autoestima em mulheres jovens. Este é um estudo transversal quantitativo. Um total de 329 mulheres que usam o Instagram, com idades entre 18 e 24 anos, responderam a esta pesquisa online. A coleta de dados ocorreu por meio da plataforma RedCap. A pesquisa foi publicada nas redes sociais e solicitada que outras pessoas compartilhassem nas suas redes. O método utilizado foi uma amostra não probabilística para atingir o maior número de participantes possível. Os resultados mostraram que aquelas que relataram acesso a conteúdos inspiracional fitness com maior frequência e se compararam a outras usuárias apresentaram diminuição da satisfação corporal e da autoestima. Aqueles que passam mais de 2 horas por dia no Instagram aumentaram a sensação subjetiva de saliência e a percepção da gordura corporal. O tempo gasto no Instagram aumentou o número de seguidores relacionados a maior autoestima, força e preparo físico. O tempo gasto, a frequência de uso do Instagram e o tipo de conteúdo com o qual as mulheres interagem podem estar relacionados a piores sentimentos subjetivos de autoestima, relevância, percepção de gordura corporal, depreciação e atratividade.

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Biografia do Autor

Mariana Pires Portugal, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicóloga pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Pesquisadora do Laboratório de Neurociências Emoções, Cognição e Comportamento - NECC – Salvador-Bahia - Brasil

Gustavo Marcelino Siquara, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Doutor em Psicologia, Professor Adjunto de Psicologia e do Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Salvador-Bahia - Brasil

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pires Portugal, M. ., & Marcelino Siquara, G. . (2022). USE OF INSTAGRAM, BODY IMAGE SATISFACTION AND SELF ESTEEM IN YOUNG WOMEN // USO DO INSTAGRAM, SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E AUTOESTIMA EM MULHERES JOVENS. Revista De Psicologia, 13(2), 213–226. https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.15

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa