Narrativas (des)construídas como tarefa política da pesquisa participativa decolonial / (Un)constructed narratives as a political task of decolonial participatory research

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.2.2021.11

Palavras-chave:

Pesquisa participativa, narrativas, questões epistêmico-metodológicas, decolonialidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre questões epistêmico-metodológicas na construção de narrativas nas pesquisas participativas. Situamos nossas reflexões a partir de três pesquisas realizadas no processo de doutorado, de duas pesquisadoras e um pesquisador que fazem parte de Instituições diferentes, mas participam do mesmo grupo de pesquisa – GEPCOL-UFPE, o mesmo GT da ANPEPP, e desenvolveram seus estudos com foco nas narrativas das juventudes. Destacamos nesses estudos, que para a execução de pesquisas participativas que buscam construir narrativas é necessário à emergência de um caminho alternativo aos modelos hegemônicos, o que requer uma mudança de postura da/o pesquisadora/or, no sentido de que essa/e considere os marcadores sociais que lhe constituem na relação com as/os participantes e na construção das informações. É necessário também o uso de referenciais epistêmicos metodológicos que possibilitem a valorização das experiências dos sujeitos, que permitam que essas/es falem, sejam ouvidas/os e tenham suas vozes visibilizadas nos textos. Consideramos que a narrativa é política por se fazer compartilhada, por buscar visibilizar as situações de opressão e desigualdades na sociedade, e também por contribuir na construção de práticas decoloniais e da resistência.

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Biografia do Autor

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Psicologia - UFPE. Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST.

Renata Moura, Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa da rede de Pernambuco - ETEPAC/PE

Doutora em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.  Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação -UFPE. Graduada em Pedagogia pela UFPE. Professora da Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa da rede de Pernambuco - ETEPAC/PE.

Antonio Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Docente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Unidade Educacional de Palmeira dos Índios.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Amorim da Silva, R., Paula dos Santos Moura, R., & Cêsar de Holanda Santos, A. (2021). Narrativas (des)construídas como tarefa política da pesquisa participativa decolonial / (Un)constructed narratives as a political task of decolonial participatory research. Revista De Psicologia, 12(2), 147–160. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.2.2021.11

Edição

Seção

Dossiê "Políticas de Narrativas nas Pesquisas Participativas"