Análise bibliométrica das teses e dissertações em Psicologia defendidas no Brasil de 2001 a 2019 / Bibliometric analysis of theses and dissertations in Psychology presented in Brazil from 2001 to 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.13.1.2022.10

Palavras-chave:

Bibliometria, educação de pós-graduação, Psicologia, pesquisa, Brasil

Resumo

O estudo tem o objetivo de apresentar os dados bibliométrico das teses e dissertações defendidas entre 2001 a 2019 nos programas de pós-graduação em Psicologia brasileiros. Através de uma pesquisa bibliométrica permitiu constatar o número de estudos por Instituição de Ensino Superior, número de páginas, quantidade de estudos por ano e as temáticas mais pesquisadas pelos autores. A contribuição mais importante é sobre as palavras-chave mais utilizadas, sendo as cinco mais frequentes: Psicanálise, Psicologia, Família, Psicologia social e Saúde Mental. O artigo permite uma visão bem ampla do desenvolvimento da pós-graduação em Psicologia no período analisado.

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Biografia do Autor

Daniel Costa Vianna Mucciolo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui titulação de Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduação Latu Sensu em Psicologia Junguiana do Centro Universitário Hermínio da Silveira. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com bolsa da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Doutorando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração Psicologia Social e Cultura. Docente do curso de Psicologia da Universidade do Contestado no Campus de Canoinhas, onde já atuou como coordenador do curso.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Costa Vianna Mucciolo, D. (2022). Análise bibliométrica das teses e dissertações em Psicologia defendidas no Brasil de 2001 a 2019 / Bibliometric analysis of theses and dissertations in Psychology presented in Brazil from 2001 to 2019. Revista De Psicologia, 13(1), 126–138. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.13.1.2022.10

Edição

Seção

Estudos Teóricos