Risco cardiovascular e estresse em funcionários de uma instituição de ensino superior

  • Eugênio Barbosa de Melo Júnior Universidade Federal do Piauí
  • Jayne Ramos Araujo Moura Universidade Federal do Piauí
  • Sâmia Suély Leal Borges Universidade Federal do Piauí
  • Açucena Leal de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Jackson Júnior Vieira de Castro Universidade Federal do Piauí
  • Ana Roberta Vilarouca da Silva Universidade Federal do Piauí
Keywords: Fatores de Risco, Doenças Cardiovasculares, Esgotamento Profissional.

Abstract

Objetivo: analisar a associação entre níveis de estresse elevados e a frequência de fatores de risco cardiovascular em servidores de uma instituição de ensino superior. Métodos: estudo transversal com 201 funcionários de uma universidade. Para coleta de dados, utilizou-se formulário contendo dados socioeconômicos, o Questionário Internacional de Atividade Física (versão curta), o Alcohol Use Disorders Identification Test e a Escala de Estresse no Trabalho. A análise dos dados foi realizada aplicando os testes razão de verossimilhança e One-way analysis of variance. Resultados: identificaram-se frequências preocupantes dos fatores de risco cardiovascular, em que sedentarismo, excesso ponderal e aumento da circunferência abdominal apresentaram os índices mais expressivos. Em relação aos estressores avaliados, parte dos servidores apresentou índices aumentados de estresse, distribuídos entre os níveis médio e alto. Conclusão: o sedentarismo, excesso ponderal e aumento da circunferência abdominal apresentaram os índices elevados expressivos, sem associações estatisticamente significativas com o nível de estresse.

Author Biographies

Eugênio Barbosa de Melo Júnior, Universidade Federal do Piauí
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Piauí. Especialização em Urgência e Emergência pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.
Jayne Ramos Araujo Moura, Universidade Federal do Piauí
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva, linha Saúde do Adulto, do Idoso e Doenças crônicas.
Sâmia Suély Leal Borges, Universidade Federal do Piauí
Graduanda em Enfermagem. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET.
Açucena Leal de Araújo, Universidade Federal do Piauí
Graduanda em Enfermagem. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET.
Jackson Júnior Vieira de Castro, Universidade Federal do Piauí
Graduando em Enfermagem. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET.
Ana Roberta Vilarouca da Silva, Universidade Federal do Piauí
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Piauí - Graduação em Enfermagem e Mestrado Ciências e Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo 2, saúde coletiva, excesso de peso e síndrome metabólica. É líder do grupo de pesquisa em Saúde Coletiva - CNPq, tutora do PET Conexão de Saberes. Projeto de Pesquisa aprovado em financiamento no edital PPP/CNPq/FAPEPI 2011, edital PPSUS 2013 e edital Universal CNPq 2013.
Published
2016-12-21
Section
Research Article