Blog para escolares sobre pessoa com deficiência: avaliação da aprendizagem

  • Karine Moreira de Melo Universidade Federal do Ceará
  • Ana Talyne Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças Universidade Federal do Ceará
  • Maguida Gomes da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Paulo César de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceará
Keywords: Estudo transversal de natureza quantitativa

Abstract

Objetivo: avaliar conhecimento de escolares antes e após intervenção educativa utilizando blog educativo sobre a pessoa com deficiência. Métodos: estudo quantitativo com participação de 74 estudantes. Aplicado teste de conhecimento. Calculados média e desvio padrão das idades. Utilizou-se teste de McNemar para comparação do pré e pós-teste e teste de Wilcoxon para comparação de médias e medianas. Resultados: após aplicação do blog, verificou-se aumento de acertos no pós-teste. Observou-se significância estatística nas variáveis: escola pública e privada (p=0,001); gênero feminino e masculino (p=0,001); faixa etária de 13 a 14 anos (p=0,001) e 15 a 18 anos (p=0,001). Questões referentes à deficiência visual e auditiva e, história e cidadania tiveram menos acertos no pré-teste (p=0,001). Questões sobre deficiência visual e auditiva e, história e cidadania (p=0,001) melhoraram proporções de acertos após intervenção. Conclusão: aplicação de blog educativo promoveu aumento de conhecimento dos escolares sobre a pessoa com deficiência.
Published
2017-06-13
Section
Research Article