Simulação com pacientes padronizados: habilidades de comunicação em saúde do estudante de enfermagem

  • Fernanda dos Santos Nogueira de Góes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Natália Del' Angelo Aredes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Cristina Yuri Nakata Hara Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Luciana Mara Monti Fonseca Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Suzanne Hetzel Campbell University of British Columbia
Keywords: Educação em Enfermagem, Simulação de Paciente, Comunicação, Estudantes de Enfermagem.

Abstract

Objetivo: identificar e medir as habilidades de comunicação em saúde do estudante de enfermagem usando simulação com paciente padronizado. Métodos: descritivo, transversal, realizado junto a 16 estudantes do último ano da graduação em enfermagem. A simulação centrou-se na solicitação de autorização do paciente/família para realizar punção venosa. Durante a simulação, todos os alunos foram avaliados por meio da Ferramenta deAvaliação da Comunicação em Saúde. Resultados: dentre os 22 itens da ferramenta, 18 atingiram concordância superior a 50,0%. Dos 16 participantes, 14 (87,5%) foram avaliados como capazes de se comunicar em mais de 50,0% das afirmações. Conclusão: a comunicação do estudante foi satisfatória; há lacunas relacionadas aos aspectos emocionais do paciente e família, manifestando necessidade de reforçar a comunicação no currículo de enfermagem.
Published
2017-08-21
Section
Article