Qualidade da assistência à criança hospitalizada sob a ótica do acompanhante

  • Ylana Karine Fonseca de Medeiros
  • Deborah Dinorah de Sá Mororó
  • Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto
  • Gleiciane da Silva Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha
Keywords: Avaliação em Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Satisfação do Paciente, Saúde da Criança.

Abstract

Objetivo: avaliar a satisfação do acompanhante quanto à qualidade da assistência à criança hospitalizada. Métodos: estudo avaliativo, realizado numa unidade de internação pediátrica de um Hospital Universitário. Setenta acompanhantes de crianças internadas atenderam aos critérios de inclusão e responderam ao instrumento de coleta de dados, composto por um formulário com informações socioeconômicas e outro adaptado de satisfação dos usuários do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde. Resultados: 45,7% relataram relativa demora no atendimento durante a internação da criança. Houve satisfação com o repasse de informações sobre o paciente (88,6%) e com o tempo de visita (75,7%), limpeza dos ambientes(75,7%), porém 65,7% não sabiam onde fazer reclamações ou sugestões e 44,3% desconheciam o nome do profissional que atendera seu filho. Conclusão: no geral, evidenciou-se a satisfação dos acompanhantes quanto à qualidade da assistência à criança internada, destacando-se oportunidades de melhoria referentes aos direitos dos usuários.

Author Biographies

Ylana Karine Fonseca de Medeiros
Enfermeira, fornmada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduada em Terapia Intensiva pelas Faculdades Integradas de Patos e Residente de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Deborah Dinorah de Sá Mororó
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente do HUOL/UFRN
Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Enfermeira do HUOL/UFRN.
Gleiciane da Silva Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Enfermeira, fornmada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduada em Terapia Intensiva pelas Faculdades Integradas de Patos e Residente de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha
Médica. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Professora do Departamento de Pediatria da UFRN.
Published
2017-09-18
Section
Article