Qualidade da assistência à criança hospitalizada sob a ótica do acompanhante

Authors

  • Ylana Karine Fonseca de Medeiros
  • Deborah Dinorah de Sá Mororó
  • Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto
  • Gleiciane da Silva Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha

Keywords:

Avaliação em Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Satisfação do Paciente, Saúde da Criança.

Abstract

Objetivo: avaliar a satisfação do acompanhante quanto à qualidade da assistência à criança hospitalizada. Métodos: estudo avaliativo, realizado numa unidade de internação pediátrica de um Hospital Universitário. Setenta acompanhantes de crianças internadas atenderam aos critérios de inclusão e responderam ao instrumento de coleta de dados, composto por um formulário com informações socioeconômicas e outro adaptado de satisfação dos usuários do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde. Resultados: 45,7% relataram relativa demora no atendimento durante a internação da criança. Houve satisfação com o repasse de informações sobre o paciente (88,6%) e com o tempo de visita (75,7%), limpeza dos ambientes(75,7%), porém 65,7% não sabiam onde fazer reclamações ou sugestões e 44,3% desconheciam o nome do profissional que atendera seu filho. Conclusão: no geral, evidenciou-se a satisfação dos acompanhantes quanto à qualidade da assistência à criança internada, destacando-se oportunidades de melhoria referentes aos direitos dos usuários.

Author Biographies

Ylana Karine Fonseca de Medeiros

Enfermeira, fornmada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduada em Terapia Intensiva pelas Faculdades Integradas de Patos e Residente de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Deborah Dinorah de Sá Mororó

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente do HUOL/UFRN

Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Enfermeira do HUOL/UFRN.

Gleiciane da Silva Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, fornmada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduada em Terapia Intensiva pelas Faculdades Integradas de Patos e Residente de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha

Médica. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Professora do Departamento de Pediatria da UFRN.

Published

2017-09-18

How to Cite

Medeiros, Y. K. F. de, Mororó, D. D. de S., Pinto, J. T. J. M., Fonseca, G. da S., & Rocha, N. de S. P. D. (2017). Qualidade da assistência à criança hospitalizada sob a ótica do acompanhante. Rev Rene, 18(4), 499–506. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/20235

Issue

Section

Letters to the editor

Most read articles by the same author(s)