Grupo para familiares/cuidadores de idosos com Alzheimer: vivência de docentes à luz da complexidade

Authors

  • Silomar Ilha
  • Dirce Stein Backes
  • Silvana Sidney Costa Santos
  • Daiane Porto Gautério-Abreu
  • Claudia Zamberlan
  • Tereza Cristina Blasi

Keywords:

Doença de Alzheimer, Apoio Social, Dinâmica não Linear, Pessoal de Saúde, Docentes de Enfermagem.

Abstract

Objetivo: compreender as relações vivenciadas por um grupo de docentes da área da saúde direcionadas aos familiares/cuidadores de pessoas idosas com doença de Alzheimer. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com cinco docentes participantes de um grupo de apoio desenvolvido em uma instituição universitária. Dados coletados pela técnica de Grupo Focal, submetidos à Análise Focal Estratégica. Resultados: identificaram-se seis categorias: Dificuldade na sensibilização dos participantes acerca da doença de Alzheimer; A interdisciplinaridade nas orientações; Troca de conhecimento; Adquirir/buscar mais conhecimento; Expansão/socialização do conhecimento sobre a doença de Alzheimer: um desafio ainda existente; Ausência de assiduidade: uma ameaça à existência do grupo. Conclusão: a desordem é uma realidade vivenciada pelos docentes no grupo, que se (re)organizam constantemente em busca da melhor forma de orientar e promover cuidados.

 

Published

2015-08-04

How to Cite

Ilha, S., Backes, D. S., Santos, S. S. C., Gautério-Abreu, D. P., Zamberlan, C., & Blasi, T. C. (2015). Grupo para familiares/cuidadores de idosos com Alzheimer: vivência de docentes à luz da complexidade. Rev Rene, 16(4), 603–612. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/2753

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Research Article

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