Profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem
Keywords:
Enfermagem, Saúde do Idoso, Profissionalismo.Abstract
Objetivo: compreender a formulação de atributos para a formação de profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem. Métodos: estudo qualitativo realizado em quatro instituições de ensino para avaliar documentos de planejamento educacional da disciplina saúde do idoso. Foi utilizada a análise de conteúdo, do tipo lexical, por meio do software Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto. Resultados: emergiram duas classes discursivas: Perspectiva para aprendizagem teórico-prática e Ensino baseado em conteúdo. As categorias evidenciam um modelo educacional ancorado na transmissão de conteúdos com pouca ênfase no ensino por competências e formação de habilidades fundamentais para o desenvolvimento da identidade profissional do/a enfermeiro/a na saúde do idoso. Conclusão: nos documentos de planejamento educacional não é possível observar de maneira clara e estruturada os atributos para o desenvolvimento de profissionalismo na formação de um perfil identitário voltado à saúde do idoso.Downloads
Published
2017-11-21
How to Cite
Silva, J. P. X., Brito, N. S., Leite, T. R. C., Maia, E. R., Machado, M. de F. A. S., & Lopes, M. do S. V. (2017). Profissionalismo no ensino do cuidado à saúde do idoso na graduação em enfermagem. Rev Rene, 18(5), 623–630. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/30825
Issue
Section
Letters to the editor