Fatores associados à síndrome da fragilidade em mulheres idosas

  • Clóris Regina Blanski Grden Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Vanessa Regina de Andrade Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luciane Patrícia Andreani Cabral Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Péricles Martim Reche Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pollyanna Kássia de Oliveira Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa
Keywords: Idoso, Idoso Fragilizado, Enfermagem, Enfermagem Geriátrica.

Abstract

Objetivo: avaliar os fatores associados à síndrome da fragilidade em mulheres idosas de um ambulatório. Métodos: estudo transversal com 252 idosas. Aplicou-se o Mini Exame do Estado Mental e a Escala de Fragilidade de Edmonton. A associação de variáveis foi realizada por meio da regressão linear simples (testes F de Fisher e t de Student), p≤0,05.Resultados: predominaram as casadas (44,4%), com baixa escolaridade (50,0%) e que moravam com familiares (50,8%). Entre elas, 28,6% possuíam fragilidade leve, 13,0% moderada e 3,6% severa. Os fatores associados à síndrome foram idade (p=0,021), nível de escolaridade (p=0,001), residir com familiares (p=0,013), doenças (p=0,023), quedas meses (p=0,001) e hospitalização nos últimos 12 meses (p=0,001).Conclusão: evidenciou-se que quase metade da amostra apresentou algum tipo de fragilidade. Assim, é importante avaliar frequentemente essa população, considerando fatores associados que podem contribuir para a fragilidade.

Author Biographies

Clóris Regina Blanski Grden, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).Coordenadora da Residência Multirprofissional em saúde do Idoso.
Luciane Patrícia Andreani Cabral, Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e Universidade Estadual de Ponta Grossa
Coordenadora da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Péricles Martim Reche, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Farmacêutico. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Odontóloga. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Published
2017-11-21
Section
Article