Tendência de indicadores epidemiológicos da hanseníase em um estado endêmico

Authors

  • Kleane Maria da Fonseca Azevedo Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Heloisy Alves de Medeiros Leano UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Rayssa Nogueira Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Isabela de Caux Bueno UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Francisco Carlos Félix Lana UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Keywords:

Hanseníase, Epidemiologia, Atenção Primária à Saúde.

Abstract

Objetivo: analisar a tendência de indicadores epidemiológicos da hanseníase em um estado endêmico. Métodos: estudo ecológico de tendência temporal. Os dados foram retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e a análise realizada por regressão linear generalizada pelo método de Prais Winsten. Resultados: foram analisados 12.134 casos novos de hanseníase. Observou-se tendência decrescente para taxa de detecção geral de -4,8% e para taxa de detecção em menores de 15 anos de -6,7%. A proporção de casos novos de hanseníase com grau 2 de incapacidade física no diagnóstico apresentou tendência estacionária de 2,7%. Ressalta-se que a tendência dos indicadores de hanseníase é heterogênea entre as macrorregiões de saúde. Conclusão: a incidência da hanseníase apresentou-se em decréscimo na população geral, em menores de 15 anos e estabilidade na proporção de grau 2 de incapacidade. Embora apresente declínio, evidencia-se que diagnósticos ocorrem tardiamente e a transmissão permanece ativa.

Author Biographies

Kleane Maria da Fonseca Azevedo Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Enfermeira, graduada e licenciada pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB) (1991), Especialista em Saúde Pública e Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) (2003), Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (2012),Doutoranda em enfermagem (UFMG), docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pesquisadora do grupo de estudo: Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva (NUPESC/ UFCG) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Hanseníase (NEPHANS/UFMG) . Área de atuação: Saúde coletiva, atuando com os seguintes temas: Vigilância a Saúde, Estudos sobre a Tuberculose e co- morbidades, Hanseníase e Avaliação de Serviços de Saúde

Heloisy Alves de Medeiros Leano, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Professora Assitente I da Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba e especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Integradas de Patos. Atualmente desenvolvendo pesquisas nas áreas de Epidemiologia, Avaliação dos Serviços de Saúde e Geoprocessamento, com enfoque em doenças negligenciadas.

Rayssa Nogueira Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro - Oeste Dona Lindu (2013). Mestrado em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vinculado a linha de pesquisa Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Agravos (2015). Atualmente é aluna do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da UFMG e Gerente de Região Sanitária em Divinópolis-MG. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia (NIEPE) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Hanseníase (NEPHANS). Atua em pesquisas na área de epidemiologia e enfermagem em saúde coletiva, com ênfase na abordagem dos temas: lesões cutâneas, Atenção Primária à Saúde e hanseníase.

Isabela de Caux Bueno, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Hanseníase (NEPHANS). Atua em pesquisas relacionadas à hanseníase, com ênfase em epidemiologia.

Francisco Carlos Félix Lana, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1988), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor da Escola de Enfermagem da UFMG Gestão 2002-2006, Editor Geral da Revista Mineira de Enfermagem (período 2003 a 2008) e Coordenador do Colegiado de Pós-Graduação em Enfermagem (período 2012 a 2016). Atua na Graduação dos Cursos de Enfermagem e de Nutrição na área de Saúde Coletiva e no Programa de Pós-graduação em Enfermagem desenvolvendo a linha de pesquisa "Promoção, Prevenção e Controle de Agravos à Saúde", com ênfase na abordagem de políticas e programas de saúde, epidemiologia, vigilância à saúde e organização de serviços dirigidos às doenças e infecciosas e parasitárias com ênfase em hanseníase e mais recentemente também às doenças crônicas não transmissíveis. Atualmente, é Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Hanseníase ? NEPHANS que tem três eixos estruturantes: análise da distribuição espacial da hanseníase e sua relação com as desigualdades sociais, avaliação dos serviços de atenção à saúde e das estratégias de controle da hanseníase e análise do processo de exposição, infecção e adoecimento de contatos domiciliares de casos de hanseníase por meio de marcadores de infecção e de suscetibilidade genética ao Mycobacterium leprae. Atua também no campo da comunicação científica e exerce a Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Brasil (BVS Enfermagem) e da BVS Enfermería Internacional, projetos desenvolvidos em parceria com a BIREME/OPAS/OMS, Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Enfermagem, centros de pós-graduação da enfermagem brasileira e instituições de ensino e pesquisa de enfermagem no âmbito ibero-americano.

Published

2018-01-09

How to Cite

Araújo, K. M. da F. A., Leano, H. A. de M., Rodrigues, R. N., Bueno, I. de C., & Lana, F. C. F. (2018). Tendência de indicadores epidemiológicos da hanseníase em um estado endêmico. Rev Rene, 18(6), 771–778. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/31088

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)