Aleitamento materno de prematuros em hospital amigo da criança: da alta hospitalar ao domicílio

Authors

  • Ana Leticia Monteiro Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Escola de Enfermagem Anna Nery.
  • Talita Balaminut Universidade de São Paulo. São Paulo,SP, Brasil
  • Silvia Braña López Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Carmen Gracinda Silvan Scochi Universidade de São Paulo. São Paulo,SP, Brasil
  • Marialda Moreira Christoffel Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Keywords:

Aleitamento Materno, Recém-Nascido Prematuro, Prevalência, Enfermagem Neonatal.

Abstract

Objetivo: verificar a prevalência do aleitamento materno de recém-nascidos prematuros em unidades neonatais. Métodos: estudo exploratório, transversal, realizado em um Hospital Amigo da Criança com 21 prematuros e suas mães. Foi realizada uma entrevista e levantamento de prontuário utilizando-se um formulário para coleta de dados e estes foram analisados com uso de estatística descritiva. Resultados: o início da alimentação láctea foi em média com 61,7 horas e o início da amamentação foi em média com 17,2 dias de vida. Na alta hospitalar, 47,6% dos prematuros estavam em aleitamento materno; 47,6% em aleitamento materno exclusivo e 4,8% em aleitamento artificial. No domicílio, após sete a quinze dias da alta hospitalar não houve alterações nos padrões de alimentação. Conclusão:é necessário o fortalecimento de ações para promoção, proteção e apoio que incentivam a prática da amamentação.

Published

2018-01-09

How to Cite

Gomes, A. L. M., Balaminut, T., López, S. B., Pontes, K. de A. do E. S., Scochi, C. G. S., & Christoffel, M. M. (2018). Aleitamento materno de prematuros em hospital amigo da criança: da alta hospitalar ao domicílio. Rev Rene, 18(6), 810–817. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/31098

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)