Esquizofrenia e o uso de álcool e outras drogas: perfil epidemiológico

Authors

  • Jássia Lopes Freitas da Silveira
  • Roberto Lazzarini de Oliveira
  • Bárbara Magalhães Viola
  • Thaís Marques da Silva
  • Richardson Miranda Machado

Keywords:

Esquizofrenia, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool, Abuso de Maconha, Transtornos Relacionados ao Uso de Cocaína.

Abstract

Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes esquizofrênicos e dependentes de álcool e outras drogas usuários de um Centro de Atenção Psicossocial III do Centro-Oeste de Minas Gerais, Brasil, no período julho de 1997 a julho de 2013. Configura-se como estudo epidemiológico descritivo, observacional e retrospectivo. A amostra foi composta por 1.618 pacientes e os principais resultados encontrados foram: prevalência do sexo masculino (60,4%) e da faixa etária de 21 a 30 anos (48,2%), abuso mais expressivo de álcool (35,6%) e de canabinóides (29,5%) e diagnóstico mais frequente de esquizofrenia paranoide (41,7%). Compreender os fatores associados a coexistência dessas duas patologias pode fornecer subsídios para a criação de estratégias intervencionistas que visem melhorar o prognóstico desses pacientes.

Published

2014-06-20

How to Cite

Silveira, J. L. F. da, Oliveira, R. L. de, Viola, B. M., Silva, T. M. da, & Machado, R. M. (2014). Esquizofrenia e o uso de álcool e outras drogas: perfil epidemiológico. Rev Rene, 15(3). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3199

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)