Análise de chamadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de uma capital brasileira

Authors

  • Marilene Nonnemacher Luchtemberg
  • Denise Elvira Pires de Pires
  • Soraia Dornelles Schoeller
  • Fabricio Pagani Possamai

Keywords:

Serviços Médicos de Emergência, Serviços de Saúde, Ambulâncias, Enfermagem

Abstract

Objetivou-se caracterizar as chamadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que não geraram atendimento no Estado de Santa Catarina, SC, Brasil, no período de 2007 a 2010. Estudo documental, cujos dados foram coletados de relatórios do serviço, sendo observadas 393.912 chamadas falsas (trotes). O principal motivo para que as saídas das equipes não resultassem em atendimento foi à remoção da vítima do local por terceiros. Os demais foram recusa do atendimento, evasão do local e endereço incorreto. Houve diferenças significativas (p<0,05) entre os anos estudados, quanto às chamadas recebidas pelo serviço móvel e o número de trotes recebidos nas macrorregiões do Estado. Os resultados indicam a necessidade de investimentos em ações de educação em saúde, reduzindo custos e aumentando a resolutividade. Também é necessário melhorar a comunicação entre o serviço móvel e os demais serviços (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) diminuindo o número de saídas.

Published

2014-12-21

How to Cite

Luchtemberg, M. N., Pires, D. E. P. de, Schoeller, S. D., & Possamai, F. P. (2014). Análise de chamadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de uma capital brasileira. Rev Rene, 15(6). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3281

Issue

Section

Research Article

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