Egressos de uma universidade pública e perspectivas de atuação no gerenciamento em enfermagem

Authors

  • Maria de Lourdes de Almeida
  • Aida Maris Peres
  • Elizabeth Bernardino
  • Marieta Fernandes Santos

Keywords:

Educação em Enfermagem, Pesquisa em Administração de Enfermagem, Competência Profissional.

Abstract

Objetivou-se analisar a influência da graduação no preparo para o gerenciamento em Enfermagem com 22 egressos de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Pesquisa de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu nos meses de fevereiro a abril de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados surgiram as ideias centrais: influência da graduação na capacitação; utilização de instrumentos gerenciais nas ações gerenciais; lacunas na parte prática das disciplinas; sugestões para mudanças. Apontou-se a fragmentação dos conteúdos das disciplinas, ações gerenciais com enfoque produtivista no fazer, necessidade de reestruturação curricular, melhoria nos campos da prática e das parcerias ensino/serviço. Há dificuldades para o enfermeiro perceber a dimensão gerencial no seu processo de trabalho e desenvolver competências gerenciais na prática profissional.

Published

2014-12-21

How to Cite

Almeida, M. de L. de, Peres, A. M., Bernardino, E., & Santos, M. F. (2014). Egressos de uma universidade pública e perspectivas de atuação no gerenciamento em enfermagem. Rev Rene, 15(6). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3283

Issue

Section

Research Article

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