Conduta de profissionais durante a consulta de rastreio do câncer de mama e útero

Authors

  • Fernanda Martins Bertocchi
  • Betânia Maria Fernandes
  • Maria Inês Gomes de Almeida
  • Sandra Carvalho de Freitas
  • Carla Cardi Nepomuceno de Paiva
  • Elaine Amaral de Paula

Keywords:

Saúde da Mulher, Assistência Integral à Saúde, Atenção Primária à Saúde, Neoplasias da Mama, Neoplasias do Colo do Útero.

Abstract

Objetivou-se avaliar a conduta de profissionais quanto às ações de anamnese e exame físico realizadas na consulta de rastreio de câncer de mama e de colo de útero na atenção primária à saúde. Estudo transversal, descritivo, de análise quantitativa realizado em um município de Minas Gerais, MG, Brasil. Para avaliação, aplicou-se um questionário estruturado às mulheres que compareceram à consulta com profissional enfermeiro ou médico, no período de dezembro 2012 a janeiro de 2013. O instrumento de pesquisa, contém perguntas sociodemográficas e referentes às ações de anmnese, exame físico e ginecológico, conforme recomendações do Ministério da Saúde. Foram entrevistadas cinquenta mulheres, com média de 40 anos de idade. Os resultados evidenciaram ações de anamnese, exame físico e ginecológico incompletos em todas as consultas. Para promoção integral da atenção à saúde da mulher faz-se necessário o cumprimento das recomendações do Ministério da Saúde.

Published

2014-12-21

How to Cite

Bertocchi, F. M., Fernandes, B. M., Almeida, M. I. G. de, Freitas, S. C. de, Paiva, C. C. N. de, & Paula, E. A. de. (2014). Conduta de profissionais durante a consulta de rastreio do câncer de mama e útero. Rev Rene, 15(6). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3293

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)