Intervenções de Enfermagem no programa de gerenciamento de crônicos: mapeamento cruzado

Authors

  • Talita do Nascimento da Silva
  • Rosimere Ferreira Santana
  • George Luiz Alves Santos
  • Luana de França da Silva
  • Giselle Mota Bastos
  • Thaís Diniz Garcia

Keywords:

Idoso, Cuidados de Enfermagem, Serviços de Saúde para Idosos, Promoção da Saúde, Enfermagem

Abstract

Objetivou-se analisar as intervenções de Enfermagem no prontuário de idosos assistidos no programa de gerenciamento de crônicos, comparando-as com a Classificação das Intervenções de Enfermagem. A investigação foi realizada em um Serviço Privado de Saúde do Rio de Janeiro, Brasil, em março de 2014. Estudo de mapeamento cruzado, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 80 prontuários, segundo os critérios: atendido em 2013; média complexidade II; idade superior a 64 anos; ter tido mais de cinco visitas domiciliárias; e estar ativo em dezembro de 2013 em baixa complexidade I.
As intervenções frequentemente mapeadas foram: ensino – processo da doença (98%); aconselhamento nutricional (98%); controle do ambiente (95%) e promoção do exercício (94%). O decréscimo do status funcional no programa indicou que as orientações foram efetivas, porém ainda não uniformizadas. Recomenda-se a adoção de uma linguagem padronizada.

Published

2014-12-21

How to Cite

Silva, T. do N. da, Santana, R. F., Santos, G. L. A., Silva, L. de F. da, Bastos, G. M., & Garcia, T. D. (2014). Intervenções de Enfermagem no programa de gerenciamento de crônicos: mapeamento cruzado. Rev Rene, 15(6). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3299

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)