Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem

Authors

  • Inês Alves da Rocha e Silva Rocha
  • António Luís Rodrigues Faria de Carvalho

Keywords:

Supervisão de Enfermagem, Aprendizagem, Educação em Enfermagem.

Abstract

A presente reflexão enquadra-se na área de Supervisão Clínica em Enfermagem, incidindo nas relações que o estudante desenvolve durante o ensino clínico. Pela evidência, constata-se que, em ensino clínico, o estudante aprende e consolida conteúdos verbais, procedimentais e atitudinais. A relação estabelecida com os pares, os professores e os tutores vai contribuir para a sua identidade profissional. Neste estudo é salientado o importante contributo da supervisão no desenvolvimento de um pensamento reflexivo no estudante de licenciatura em Enfermagem, em Portugal, como promotor de mudança das práticas, assegurando a qualidade e a segurança dos cuidados prestados. São ainda explanadas as características que o tutor deverá apresentar para potenciar o desenvolvimento do estudante, assim como são evidenciadas possíveis soluções para as limitações existentes na realidade dos contextos de ensino clínico

Published

2013-04-28

How to Cite

Rocha, I. A. da R. e S., & Carvalho, A. L. R. F. de. (2013). Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem. Rev Rene, 14(2). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3405

Issue

Section

Reflection Article

Most read articles by the same author(s)