Educação permanente em saúde: uma estratégia para articular ensino e serviço

Authors

  • Luiz Alves Morais Filho
  • Cristiane da Silva Ramos Marinho
  • Vânia Marli Schubert Backes
  • Jussara Gue Martini

Keywords:

Enfermagem, Educação Continuada em Enfermagem, Serviços de Saúde, Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital.

Abstract

Relato de experiência com objetivo de descrever a implementação de um projeto de educação permanente com a equipe de enfermagem dos serviços de urgência de três hospitais, evidenciando a articulação entre ensino e serviço. Esse projeto foi desenvolvido por professores e alunos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2011, tendo como cenário os serviços de urgência de três hospitais. Foram trabalhadas temáticas escolhidas pelos profissionais do serviço de acordo com a necessidade local. Nos encontros, utilizou-se problematização com as questões vivenciadas na prática, rodas de conversas com as experiências dos profissionais, aulas práticas no serviço e em laboratório, discussão de textos, e aulas expositivas dialogadas. A experiência desse projeto revela a importância e a possibilidade da integração ensino-serviço na educação permanente dos trabalhadores da saúde na melhoria da qualidade da assistência e na construção do Sistema Único de Saúde.

Published

2013-10-19

How to Cite

Morais Filho, L. A., Marinho, C. da S. R., Backes, V. M. S., & Martini, J. G. (2013). Educação permanente em saúde: uma estratégia para articular ensino e serviço. Rev Rene, 14(5). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3649

Issue

Section

Experience Report

Most read articles by the same author(s)