Análise da comunicação de eventos adversos na perspectiva de enfermeiros assistenciais

Authors

  • Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Roberta Meneses Oliveira
  • Sarah de Sá Leite
  • Marina Castro Sobral
  • Sarah Vieira Figueiredo
  • Mariana Correia Cadete

Keywords:

Enfermagem, Registros de Enfermagem, Gerenciamento de Segurança, Qualidade da Assistência à Saúde, Segurança do Paciente.

Abstract

Estudo descritivo que objetivou analisar o processo de comunicação de eventos adversos no contexto hospitalar, sob a perspectiva de enfermeiros assistenciais. Os dados foram coletados em janeiro de 2013 em hospital público de Fortaleza-CE, Brasil. Aplicou-se entrevista semiestruturada a 37 enfermeiros, abrangendo questões norteadoras sobre comunicação/registro de eventos adversos. Constatou-se que existe comunicação de eventos adversos no serviço, porém há subnotificação e análise inadequada dos casos; os enfermeiros não foram unânimes na identificação dos documentos indicados para registro dos eventos; e prevalece a cultura punitiva nas situações que geram eventos adversos, evidenciada pelos relatos de práticas de repreensão e punição dos profissionais. Conclui-se que é necessário incentivar a comunicação adequada de eventos adversos no serviço, considerando o registro como indispensável no processo de comunicação organizacional, pois é fonte de dados para análise da ocorrência de eventos adversos e garante segurança ao paciente.

Published

2013-12-08

How to Cite

Leitão, I. M. T. de A., Oliveira, R. M., Leite, S. de S., Sobral, M. C., Figueiredo, S. V., & Cadete, M. C. (2013). Análise da comunicação de eventos adversos na perspectiva de enfermeiros assistenciais. Rev Rene, 14(6). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3713

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)