Avaliação dos registros de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar baseada no modelo Utstein

Authors

  • Daiane Lopes Grisante
  • Andrea Braz Vendramini Silva
  • Andrea Cotait Ayoub
  • Renata Guzzo Souza Belinelo
  • Priscila Sete de Carvalho Onofre
  • Camila Takao Lopes

Keywords:

Cuidados de Enfermagem, Avaliação em Enfermagem, Pesquisa em Avaliação de Enfermagem, Parada Cardíaca, Registros de Enfermagem.

Abstract

Estudo transversal que avaliou a qualidade dos registros de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar. Foram revisados 42 prontuários de pacientes em uma unidade de terapia intensiva, utilizando o protocolo Utstein. Houve predomínio de homens (54,8%), idade de 21 a 70 anos (38,1%), correção de cardiopatias adquiridas (42,7%), com mais de um dispositivo pré-existente (147). Como causa imediata de parada cardiorrespiratória, predominou hipotensão (48,3%) e como ritmo inicial, bradicardia (37,5%). Apenas a hora do óbito e hora da parada foram registradas em 100% da amostra. Não foi registrado treinamento dos profissionais em Suporte Avançado de Vida. As causas da parada e ritmo inicial foram registrados em 69% e 76,2% da amostra. Compressões torácicas, obtenção de vias aéreas pérvias e desfibrilação foram registradas em menos de 16%. Os registros foram considerados de baixa qualidade, podendo incorrer em sanções legais aos profissionais e não permitindo a comparação da efetividade das manobras com outros centros.

 

Published

2013-12-08

How to Cite

Grisante, D. L., Silva, A. B. V., Ayoub, A. C., Belinelo, R. G. S., Onofre, P. S. de C., & Lopes, C. T. (2013). Avaliação dos registros de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar baseada no modelo Utstein. Rev Rene, 14(6). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3736

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)