Concepções de docentes de enfermagem sobre integralidade

Authors

  • Rosiane Filipin Rangel
  • Dirce Stein Backes
  • Fernanda Demutti Pimpão
  • Regina Gema Santini Costenaro
  • Elenice Spagnolo Rodrigues Martins
  • Grassele Denardini Facin Diefenbach

Keywords:

Docentes de Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Assistência Integral à Saúde, Assistência à Saúde.

Abstract

Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, cujo objetivo é compreender o que os docentes de enfermagem entendem por integralidade. Os sujeitos do estudo foram sete docentes do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior localizada na Região Central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados baseou-se na técnica de grupo focal, para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se obteve o seguinte grande tema: Construção de integralidade, seguido do sub-tema: Processo contínuo e dinâmico de construção e desconstrução. A partir dos resultados obtidos, foi possível considerar que a integralidade é um tema em construção, dinâmico, flexível, passível de novas reformulações, com base em vivências e construções dos próprios sujeitos. Conclui-se que a discussão sobre integralidade envolve a complexidade do ser e fazer, visto que é um processo em construção.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000300004

Published

2012-06-22

How to Cite

Rangel, R. F., Backes, D. S., Pimpão, F. D., Costenaro, R. G. S., Martins, E. S. R., & Diefenbach, G. D. F. (2012). Concepções de docentes de enfermagem sobre integralidade. Rev Rene, 13(3). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3969

Issue

Section

Research Article

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