A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico

Authors

  • Pâmela Elaine Nogueira Tavares
  • Sidney Augusto Maximiano dos Santos
  • Isabel Comassetto
  • Regina Maria dos Santos
  • Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santana

Keywords:

Enfermagem, Estágio Clínico, Serviços de Integração Docente-Assistencial.

Abstract

Este estudo teve como objetivo compreender a experiência do fenômeno vivenciado pelos enfermeiros preceptores de graduandos do último ano em Enfermagem. O referencial metodológico utilizado foi a fenomenologia e os sujeitos, quinze enfermeiros preceptores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, Alagoas. As entrevistas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2010, com a seguinte questão norteadora: Como é para você vivenciar o papel de enfermeiro preceptor de graduandos em Enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes? Foram reveladas cinco categorias: Satisfação em receber graduandos; Estímulo à atualização; Sobrecarga de Trabalho; Apoio da academia aos enfermeiros e Características do graduando x Sucesso do estágio. Com o desvelar do fenômeno, foi possível obter subsídios para colaborar com as academias formadoras com um suporte teórico para possível reestruturação do planejamento do estágio curricular obrigatório na área hospitalar.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000018

Published

2011-08-31

How to Cite

Tavares, P. E. N., Santos, S. A. M. dos, Comassetto, I., Santos, R. M. dos, & Santana, V. V. R. da S. (2011). A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico. Rev Rene, 12(4). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)