Motivações de docentes aposentados ao retorno às atividades laborais em uma universidade pública

Authors

  • Ana Cláudia Souto Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Benedita Gonçalves de Assis Ribeiro
  • Júlia Trevisan Martins
  • Maria José Quina Galdino
  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi
  • Renata Perfeito Ribeiro

Keywords:

Docentes, Aposentadoria, Trabalho.

Abstract

Objetivo: compreender as motivações de docentes de uma universidade pública ao retornarem à docência após a aposentadoria. Métodos: estudo qualitativo realizado com 13 docentes de uma universidade pública, que retornaram às atividades laborais após estarem aposentados. Dados coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: emergiram quatro categorias: saudades do contato com alunos, acréscimo financeiro, auge na carreira e vivenciando o ócio e a doença. Conclusão: os docentes retornaram para a mesma atividade laboral após a aposentadoria pelo desejo de permanecer vivenciando os sentimentos de bem-estar que o trabalho proporciona, bem como prevenir o adoecimento decorrente de sua falta.

Author Biography

Maria José Quina Galdino

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil. Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná, Brasil.

Published

2016-08-04

How to Cite

Santos, A. C. S., Ribeiro, B. G. de A., Martins, J. T., Galdino, M. J. Q., Robazzi, M. L. do C. C., & Ribeiro, R. P. (2016). Motivações de docentes aposentados ao retorno às atividades laborais em uma universidade pública. Rev Rene, 17(4), 561–568. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4962

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)