O significado de ser humano para os discentes de enfermagem sob o olhar da complexidade

Authors

  • Juliana Aparecida Ribeiro
  • Francisca Georgina Macedo de Sousa
  • Keyla Cristiane do Nascimento
  • Gabriela Marcelino
  • Alacoque Lorenzini Erdmann

Keywords:

Características humanas, Enfermagem, Filosofia.

Abstract

Estudo exploratório de natureza qualitativa, que teve por objetivo compreender o significado de “ser humano” explicitado pelos alunos/as de Enfermagem de uma Universidade Pública do sul do país. Para obtenção dos dados foi usada a entrevista baseada na questão norteadora “O que significa o Ser Humano para você?” A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2004. Os dados foram analisados, agrupados e, identificado os conteúdos temáticos, resultando em cinco categorias: ser social, ser de totalidade, ser de fé, ser para si e para o outro e ser complexo. Na busca da compreensão de ser humano foi possível caracterizá-lo como ser complexo e apreendê-lo no que se mostra como características inatas e aquelas desenvolvidas como meio para a sobrevivência. Conclui-se que o ser humano percebe o outro segundo suas necessidades e individualidades, atributo necessário para que futuros cuidadores respeitem o ser único na sua complexidade.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2006000300008

Published

2006-06-19

How to Cite

Ribeiro, J. A., Sousa, F. G. M. de, Nascimento, K. C. do, Marcelino, G., & Erdmann, A. L. (2006). O significado de ser humano para os discentes de enfermagem sob o olhar da complexidade. Rev Rene, 7(3). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5435

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>