Adolescentes institucionalizados e sua relação com as drogas: uma abordagem de inspiração sociopoética

Authors

  • Leila Memória Paiva Moraes
  • Violante Augusta Batista Braga

Keywords:

Adolescente institucionalizado, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Violência, Prática de grupo, Saúde mental.

Abstract

Objetivamos apreender os sentimentos de um grupo de adolescentes institucionalizados e sua relação com as drogas. Buscamos favorecer a expressão de sentimentos relativos ao uso de drogas, através de dispositivos criativos e identificar o modo como vivenciam o uso de drogas. Participaram da pesquisa 15 adolescentes de um Abrigo Público de Fortaleza-CE. A produção dos dados ocorreu através do método do grupo-pesquisador, com inspiração na sociopoética, trabalhando-se através de oficinas vivenciais. Foi possível constatarmos que o grupo já teve contato com as drogas, reconhecendo a relação entre drogas, violência e prazer. Busca de prazer, fuga das condições de vida, entre outras coisas foram apontadas como indutoras do uso, deixando-lhes marcas que jamais serão apagadas; ausência da família, preconceito, falta de perspectiva são aspectos que os entristecem. Findamos numa construção coletiva com marcas, pegadas e matizes de uma aquarela pintada a várias mãos, onde cores esboçaram sentimentos, vivências e experiências compartilhadas.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2004000200009

 

Published

2004-08-26

How to Cite

Moraes, L. M. P., & Braga, V. A. B. (2004). Adolescentes institucionalizados e sua relação com as drogas: uma abordagem de inspiração sociopoética. Rev Rene, 5(2). Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/5614

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>