Sensibilizando os discentes para o cuidado humanizado: vivências do ensino-aprendizagem
Keywords:
Enfermagem neonatal, Humanização, Ensino-aprendizagem.Abstract
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa desenvolvido com alunos do curso de Graduação em Enfermagem, como uma parceria entre a graduação e a pós-graduação, em uma maternidade pública em Fortaleza-CE. Ocorreu de 11/2002 a 02/2003, em dois momentos: aula teórica e aulas práticas junto ao RN na Unidade de Internação Neonatal. Foi aplicado um questionário, e o processo analítico revelou que, para os discentes, a humanização é um estado de bem-estar; que, com a sensibilização, o cuidado passa a ter caráter humanístico; e que o docente pode fazer do cuidado humano uma prática de vida. Existe uma necessidade de modificar o modelo habitual do processo de ensinar a cuidar. A metodologia contribuiu para o processo ensino-aprendizagem onde o aluno é co-participe na edificação do conhecimento.
DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20040002000012