Efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa na detecção precoce do câncer de mama

Authors

  • Anna Paula Sousa da Silva Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Helanno Gomes Alexandre
  • Paulo César de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Lorena Barbosa Ximenes Universidade Federal do Ceará
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Neoplasias da Mama, Saúde da Mulher, Tecnologia Educacional.

Abstract

Objetivo: avaliar os efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa acerca da detecção precoce do câncer de mama. Métodos: estudo quase-experimental do tipo inquérito Conhecimento, Atitude e Prática. A amostra foi composta de 294 mulheres distribuídas em dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle. Resultados: 9,5% das participantes do grupo experimental antes da intervenção educativa apresentaram conhecimento adequado e após a aplicação da tecnologia houve um aumento para 89,2%. Em relação à atitude, na detecção precoce do câncer de mama o grupo experimental antes da intervenção apresentava 69,9% e após a aplicação passou para 89,2%. Apenas 61,2% das participantes apresentaram prática adequada e após a aplicação da tecnologia este número passou para 93,7%. Conclusão: O conhecimento, a atitude e a prática sobre os exames de detecção precoce do câncer de mama das mulheres que participaram da aplicabilidade do manual educativo mostraram-se diferentes daqueles das mulheres que não participaram.

 

Published

2017-08-21

How to Cite

Silva, A. P. S. da, Alexandre, H. G., Almeida, P. C. de, Ximenes, L. B., & Fernandes, A. F. C. (2017). Efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa na detecção precoce do câncer de mama. Rev Rene, 18(3), 404–411. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/20074

Issue

Section

Letters to the editor

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>