Validação de conteúdo da escala de avaliação do autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca

Authors

  • Sherida Karanini Paz de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Francisca Elisângela Teixeira de Lima Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Autocuidado, Insuficiência Cardíaca, Enfermagem, Psicometria, Estudos de Validação, Promoção da Saúde.

Abstract

Objetivo: construir e validar o conteúdo da Escala de Avaliação do Autocuidado de Pacientes com Insuficiência Cardíaca. Métodos: estudo metodológico segundo a psicometria. Realizou-se busca em cinco bases de dados, que resultou em 63 artigos que nortearam a construção de um instrumento preliminar. Procedeu-se a validação de conteúdo por oito juízes que opinaram sobre a adequação de cada item segundo os critérios: clareza, precisão e relevância.Resultados: houve uma concordância entre os juízes de 0,896 (p=0,001), sendo comprovada a validade de conteúdo da escala. O instrumento ficou composto por 20 itens agrupados em seis dimensões: Nutrição (4 itens), Atividade e repouso (3 itens), Percepção e cognição (3 itens), Promoção da saúde (6 itens), Tolerância ao estresse (2 itens) e Papéis e Relacionamentos (2 itens). Conclusão: o instrumento obteve um índice de validade de conteúdo satisfatório o que revela que a escala é repr.esentativa do conteúdo do construto.

Author Biographies

Sherida Karanini Paz de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará.

Francisca Elisângela Teixeira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Published

2017-06-13

How to Cite

Oliveira, S. K. P. de, & Lima, F. E. T. de. (2017). Validação de conteúdo da escala de avaliação do autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca. Rev Rene, 18(2), 148–155. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/19234

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)