Mapeamento das atividades de Enfermagem relacionado ao diagnóstico: atraso no crescimento e desenvolvimento

Authors

  • Evair Barreto da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Flávia Paula Magalhães Monteiro Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Sabrina Silva dos Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Emanuella Silva Joventino Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Emília Soares Chaves Rouberte Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Keywords:

Crescimento e Desenvolvimento, Saúde da Criança, Enfermagem.

Abstract

Objetivo: mapear atividades de enfermagem relacionadas ao diagnóstico “atraso no crescimento e no desenvolvimento” da NANDA-I e compará-las com as atividades preconizadas pela Classificação de Intervenções em Enfermagem. Métodos: estudo quantitativo realizado com enfermeiros da Atenção Básica. Foram coletadas variáveis de identificação profissional e uma relação das características definidoras do diagnóstico em estudo para que os enfermeiros listassem as atividades de enfermagem. Resultados: todos os participantes eram do sexo feminino, com idade média de 42,2 anos, e de 8,2 anos de exercício na atenção básica. Listaram-se 42 atividades de enfermagem, as quais foram comparadas com quatro intervenções de enfermagem: 1) melhora do desenvolvimento infantil; 2) cuidados com o desenvolvimento; 3) melhora do desenvolvimento: adolescente; 4) orientação aos pais: educando os filhos. Conclusão: a maioria das atividades de enfermagem desenvolvida pelos participantes corresponde ao preconizado pela Classificação de Intervenções em Enfermagem.

Published

2017-06-13

How to Cite

Silva, E. B. da, Monteiro, F. P. M., Santos, S. S. dos, Joventino, E. S., & Rouberte, E. S. C. (2017). Mapeamento das atividades de Enfermagem relacionado ao diagnóstico: atraso no crescimento e desenvolvimento. Rev Rene, 18(2), 234–241. Retrieved from http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/19256

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>