Informática em enfermagem: uma proposta de curso baseada em competências

Autores

  • Talita Candida Castro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luciana Schleder Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

Objetivo: apresentar um relato de experiência do processo de elaboração de uma matriz de competência em informática em enfermagem para enfermeiros iniciantes nesta prática. Método: Foi adotado o referencial de competências de Staggers, Gassert e Curran (2002) e de Gonçalves (2013).  Um total de 11 competências de enfermeiros iniciantes referentes à categoria “conhecimentos em informática” foram selecionadas e relacionadas à 17 objetivos educacionais específicos e respectivos conteúdos programático dispostos em quatro módulos. Resultados: Para melhor visualização das relações entre competências, objetivos, conteúdos e módulos foi elaborado um mapa mental, o qual subsidiou a proposta de plano de curso baseados em competências em informática em enfermagem. Esse plano de curso contempla um conteúdo programático focado no conhecimento em informática aplicado à prática profissional do enfermeiro. Conclusões: O processo de elaboração da matriz, o qual incluiu a análise com outros referenciais teóricos sobre competências em informática em enfermagem apresenta resultados que contribuem para implementação de disciplinas de Informática em Enfermagem baseados em competências, nos cursos de graduação em enfermagem. 

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Biografia do Autor

Talita Candida Castro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) na Universidade Federal do Paraná.

Luciana Schleder Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação e Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (1998). Mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2013) com período sanduíche na Universidade de Utah financiado pela Fundação Fulbright. Pós-Doutorado no Departamento de Informática Biomédica da Harvard Medical School (2018-2019). Docente da área de Planejamento e Administração em Saúde do Departamento de Enfermagem, e do Curso de Informática Biomédica da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão e Auditoria (área de especialização), atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, gerenciamento de serviços de saúde e de enfermagem, informática na saúde e na enfermagem, tecnologias educacionais para a saúde e enfermagem, segurança do paciente.

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Publicado

2017-03-20