Inclusão digital como fator de acesso à informação: perspectivas para o letramento digital

Autores

Resumo

Introdução: O texto apresenta a importância da inclusão digital atrelada ao poder de acesso e uso da informação em tempos de cibercultura. Método: Em termos metodológicos, a pesquisa envolveu essencialmente levantamento bibliográfico em bases de dados da área de Ciências Sociais Aplicadas. Resultado: Evidencia-se a importância do letramento digital para a construção e desenvolvimento de um sujeito incluído digitalmente na Sociedade da Informação, demonstrando a necessidade de competências que mobilizem conhecimentos para uma interação informacional eficaz. Conclusão: A partir desse quadro contextual, este artigo pretende contribuir com a discussão em torno dos temas Inclusão Digital, Letramento, Letramento Digital para o acesso informacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiana Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Supervisora de Avaliação e Monitoramento do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará. Bibliotecária pela Universidade Federal do Ceará, Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

 

Izabel de Lima França, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes do Centro de Educação , Diretora da Editora da UFPB, e líder do grupo de Pesquisa iMclusoS da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

Lévy, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

ChartierR, R. Do códex à tela: as trajetórias do escrito. In: CHARTIER, R.A ordem dos livros:leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília, DF: UnB, 1994. p. 95-111.

Soares, Magda. Novas Práticas de Leitura e escrita: Letramento na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

Castells, Manuel. A sociedade em Rede. 10. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2007.

Takahashi, Tadao. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), 2000.

Le Coadic, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

Kleiman, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 15-61.

Quevedo, H. F. Ler é nossa função essencial (ou não?). In: Leitura e animação cultural: repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo, RS. UPF editora, 2002.

Tfouni, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1997

Ramal, A.C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Braga, D.B. Hipertexto: questões de produção e de leitura. Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade de Campinas. Estudos Lingüísticos XXXIV,

Downloads

Publicado

2017-08-29