Minicurso sobre a abordagem de Febre Amarela e Chikungunya na APS: avaliações dos alunos participantes

Autores

  • Camila de Araújo Dornelas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alaneir de Fátima dos Santos Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Érica Araújo Silva Lopes Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Introdução: O aumento da incidência da dengue, chikungunya, zika e, mais recentemente, da febre amarela, é motivo de grande preocupação no Brasil. A Atenção Primária à Saúde - APS é um importante nível de atenção do Sistema Único de Saúde - SUS, onde são executadas parte das estratégicas de combate à estas doenças. Método e Objetivo: O presente estudo de natureza quantitativa, transversal e descritivo, tem como objetivo avaliar a satisfação dos participantes de um minicurso ofertado por meio de webpalestras para profissionais da área da saúde, que tinha como temática a abordagem atual de febre amarela e chikungunya no contexto da APS.   Resultados: Os resultados apontam relação positiva no que tange a utilização do minicurso à distância como um instrumento de qualificação dos profissionais. No entanto, observou-se uma dificuldade dos alunos continuarem a participar de forma regular de todas as webpalestras. Conclusão: O resultado deste estudo contribui para o entendimento de que instrumentos de educação permanente são essenciais no contexto da APS e que as metodologias de ensino a distância podem caracterizar-se como uma estratégia efetiva de qualificação profissional, com baixo custo, sendo oportuna a promoção de mais estudos que avaliem a efetividade destes instrumentos no âmbito da educação permanente em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Araújo Dornelas, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Gestão de Serviços de Saúde (UFMG, 2015), possui especialização em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde (UFF, 2017). Servidora no Hospital Universitário Antônio Pedro/RJ. Áreas de atuação: planejamento, avaliação e gestão do cuidado/gestão da clínica. 

Alaneir de Fátima dos Santos, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1985), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Professora-adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Participa do programa de pós-graduação em saúde pública da Faculdade de Medicina da UFMG. 

Érica Araújo Silva Lopes, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Sociologia pela UFMG (2018). Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC Minas (2013). Atualmente é pesquisadora no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva - FM/UFMG. Trabalha em estudos de monitoramento e avaliação da Atenção Primária à Saúde.

Referências

- Neto ASL, Nascimento OJ, Sousa GS. Dengue, zika e chikungunya-desafios do controle vetorial frente à ocorrência das três arboviroses-parte I. Rev bras promoç saúde. 2016; 29(3):305-12.

- Carvalho CDS, Souza ZH. Reflexão acerca da incidência dos casos de Dengue, Chikungunya e Zica no Brasil. In: Araújo EM, Oliveira ESA, Anjos JHR, et al, organizadores. I Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar: diálogos necessários e os desafios da investigação: Anais do I Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar: diálogos necessários e os desafios da investigação; 2016 Jun 6-8; Mineiros, Goiás. Mineiros (GO): UNIFIMES; 2016.

- Braga IA, Valle D. Aedes aegypti: histórico do controle no Brasil. Epidemiol serv saúde. 2007; 16(2):113-8.

- Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue Brasília (BR): Ministério da Saúde; 2009. [Série A. Normas e Manuais Técnicos].

– Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília (BR): Ministério da Saúde; 2006.

- Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Coberturas do Saúde da Família [Internet]. [acesso em 20 jun 2017]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/dab/historico_cobertura_ sf/historico_cobertura_sf_relatorio.php

- Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Subsecretaria de Vigilância e Proteção a Saúde. Boletim Epidemiológico. Monitoramento dos casos de Dengue, Febre Chikungunya e Febre Zika (65). [Semana Epidemiológica 26, 2017].

– Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Monitoramento dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika até a Semana Epidemiológica 15. Boletim Epidemiológico. 2017;48(1).

- Reis CB, Andrade SMO, Cunha RV. Aliados do A. Aegypti: fatores contribuintes para a ocorrência do dengue segundo as representações sociais dos profissionais das equipes de saúde da família. Cien Saude Colet. 2013;18(2):517-26.

- Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília (BR): Ministério da Saúde; 2009.

- Brasil. Constituição (1988) - Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado Federal; 1988.

- Knebel E. The use and effect of distance education in healthcare: what do we know? [Operations Research Issue Paper 2(2)]. Bethesda, MD: U.S. Agency for International Development (USAID) / Quality Assurance Project; 2001.

- Zerbini T, Abbad G, Mourão L, Martins LB.Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2015;35(4):1024-41.

– Contreras Contreras C, Monereo Font C, Badia Garganté A. Explorando en la identidad: ¿Cómo enfrentan los docentes universitarios los incidentes críticos que ocurren en las aulas de formación de futuros profesores?. Estudios pedagógicos. 2010;36(2):63-81.

- Meneses PPM, Abbad GS, Zerbini T, Lacerda ERM. Medidas de características da clientela em avaliação de TD&E. In: Borges-Andrade JE, Abbad GS, Mourão L. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed; 2006. p. 422-42.

- Zerbini T, Abbad G. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. PsicoUSF. 2008;13(2):177-87.

- Warr P, Downing J. Estratégias de aprendizagem, aprendendo a ansiedade e aquisição de conhecimento. Br J Psychol. 2000;91(3):311-33.

- Meneses PPM, Zerbini T, Martins LB. Determinantes situacionais e individuais da aprendizagem em ensino a distância: desenvolvimento de escala. Psico.2012;43(2):208-

- Carvalho RS, Abbad G. Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho. Rev adm contemp. 2006;10(1):95-116.

- Santos AAA, Boruchovitch E, Primi R, Zenorini RPC, Bueno JMH. Escala de avaliação de estratégias de aprendizagem para universitários (EAP–U): aplicação do Modelo de Rasch de créditos parciais. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. 2004;9(2):227–42.

Downloads

Publicado

2017-08-29