Prontuário eletrônico do paciente: comparação de um hospital de ensino com outras instituições de saúde

Autores

  • João Marcelo Rondina Faculdade de Medicina de São José do Rio PretoSENAC
  • Yasmim Poltronieri Rodrigues Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Paula Krauter Canêo Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP
  • Mariana Santos de Campos Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP

Resumo

Introdução: O prontuário eletrônico do paciente é uma ferramenta mais eficaz que o prontuário em papel: proporciona melhor comunicação entre a equipe multiprofissional, aumentando a qualidade do tratamento do paciente e a organização das informações. Objetivo: Comparar a experiência do prontuário eletrônico do paciente em um hospital de ensino com instituições de saúde nacionais, identificando os benefícios e as dificuldades da adoção desta nova tecnologia para a rotina da equipe multiprofissional. Métodos: Foi comparado um hospital de ensino do interior do estado de São Paulo com dados de implantação e utilização do prontuário eletrônico do paciente de 13 instituições de saúde brasileiras.  Resultados: As principais vantagens apontadas pelas instituições analisadas foram: facilidade na consulta de dados e redução no tempo de atendimento. A principal desvantagem foi a resistência dos profissionais de saúde ao uso de sistemas eletrônicos. Conclusão: O Hospital de Base tem resultados satisfatórios comparados às instituições analisadas; As principais desvantagens estão intimamente ligadas à falta de capacitação para o uso adequado do software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marcelo Rondina, Faculdade de Medicina de São José do Rio PretoSENAC

Professor Doutor Diretor do Núcleo de Informática da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Bacharel em Ciências de Computação pela UNESP (IBILCE). Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela FAAP. Mestre em Engenharia Elétrica pela UNESP (FEIS). Doutor em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP). Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas (Centro Universitário SENAC). 

Yasmim Poltronieri Rodrigues, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Acadêmica do segundo ano de Medicina na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP,São José do Rio Preto (SP),Brasil.

Paula Krauter Canêo, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP

Graduanda do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP, São José do Rio Preto/SP.

Mariana Santos de Campos, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2015). Cursa segundo ano de Residência em Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem (GESTSAÚDE).

Referências

Stumpf MK, Freitas HMR. A gestão da informação em um Hospital Universitário: o processo de definição do patient core record. Rev Adm Contemp. 1997;1(1):71-99.

Molina LG, Lunardelli RSA. O Prontuário do paciente e os pressupostos arquivísticos: estreitas e profícuas interlocuções. Inf Inf. 2010;15(1):68-84.

Wechsler R, Anção MS, Campos CJR, Sigulem D. A informática no consultório médico. J Pediatr. 2003;79(Supl 1):S3-11.

Mourão AD, Neves JTR. Impactos da implantação do prontuário eletrônico do paciente sobre o trabalho dos profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de BeloHorizonte. In: Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia [evento na Internet]; 2007 Out 22-24; Resende; 2007 [acesso 2013 Abr 10]. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/artigos2007.php?pag=34

Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Cartilha sobre prontuário eletrônico - a certificação de sistemas de registro eletrônico de saúde: 2012. [acesso em 2013 Mar 8]. Disponível em: http://portal.cfm.org.br/crmdigital/Cartilha_SBIS_CFM_Prontuario_Eletronico_fev_2012.pdf

Bezzerra SM. Prontuário eletrônico do paciente: uma ferramenta para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde. Rev Meta. 2009;1(1):73-82.

Martins ACF, Paronetto CCL, Galindo C, Togashi GB. Implantação de prontuário eletrônico em unidades de saúde da atenção primaria na região de Campo Limpo, São Paulo. In: 13º Congresso Brasileiro de Informática em Saúde; 2012; Curitiba: SBIS; 2012.

Lima DFB, Braga ALS, Fernandes JL, Brandão ES. Sistema de informação em saúde: concepções e perspectivas dos enfermeiros sobre o prontuário eletrônico do paciente. Rev Enf Ref. 2011;(5):113-9.

Canêo PK, Rondina JM. Prontuário eletrônico do paciente: conhecendo as experiências de sua implantação. J Health Inform [periódico na Internet]. 2014 Abr/Jun [acesso em 2014 Set 25];6(2):[aproximadamente 4 p.]. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/289

Costa MAF, Costa MFB. Elaboração de textos científicos: um guia prático. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Do Autor; 2013.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas; 2009.

Namorato L, Cavalcanti Neto AJ, Garani FV, Braga PO, Lustosa SAS. A utilização do prontuário eletrônico do paciente por médicos do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful: um estudo de caso. J Health Inform. 2013;5(2):39-43.

Santos G. Cálculo amostral [homepage na Internet]. [acesso em 2014 Abr 10]. Calculadora on-line; [aproximadamente 2 telas]. Disponível em: http://www.calculoamostral.vai.la.

Santos AF, Ferreira JM, Queiroz NR, Magalhães Júnior HM. Estruturação da área de informação em saúde a partir da gerência de recursos informacionais: análise de experiência. Rev Panam Salud Publica. 2011; 29(6):409-15.

Pires PA, Furuie SS, Gutierrez MA. Prontuário eletrônico: aspectos legais e situação atual. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo [periódico na Internet]. 2000 [acesso em 2013 Out 13];13(6):[aproximadamente 4 p.]. Disponível em: http://www.sbis.org.br/cbis9/arquivos/476.pdf

Notolini SM, Silva A, Jansen AMG. A implantação de prontuário eletrônico em unidade de pronto-socorro. In: Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Informática. 2006 Out 14-6. Santa Catarina, Brasil; 2006.

Joia LA, Magalhães C. Evidências empíricas da resistência à implantação de prescrição eletrônica: uma análise explanoexploratória. Rev Adm Contemp. 2009;3(1):81-104.

Xavier EC, Shimazaki ME. A experiência de Curitiba com o prontuário eletrônico – a ousadia em inovar. In: Anais do IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde; 2004 Nov 7-10; Ribeirão Preto, SP; 2004. [acesso 2013 Maio 10]. Disponível em: http://www.sbis.org.br/cbis9/arquivos/16.doc

Perez G, Zwicker R, Zilber MA. Fatores determinantes da adoção de sistemas de informação na área de saúde: um estudo sobre o prontuário médico eletrônico. Rev Adm Mackenzie. 2010;11(1):174-200.

Cruz JAS. Prontuário eletrônico de pacientes (PEP): políticas e requisitos necessários à implantação no HUSM [dissertação]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências Sociais e Humanas; 2011.

Freire MG, Silva S, Formiga AC, Barbosa P, Sous M, Sarah R. Gravação digital de evoluções médicas. J Recorder [homepage na Internet]. [acesso 2014 Jan 14]; [aproximadamente 4 telas]. Disponível em: www.sbis.org.br/cbis11/arquivos/ 750.pdfý

Lahm JV, Carvalho DR. Prontuário eletrônico do paciente: avaliação de usabilidade pela equipe de enfermagem. Cogitare Enferm. 2015;20(1):38-44.

Downloads

Publicado

2017-08-29