Dialogando com os jovens sobre a obesidade através de uma Web-Rádio

Autores

  • Raimundo Augusto Martins Torres Universidade Estadual do Ceará
  • Leidy Dayane Paiva de Abreu Universidade Estadual do Ceará
  • Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras Universidade Estadual do Cerá-UECE.
  • Aretha Feitosa de Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Isabela Gonçalves Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Anita Saraiva Dornelles Maciel Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Introdução: A obesidade como um problema de saúde pública vem despertando a necessidade de se discutir com as juventudes maneiras de educação e prevenção cotidiana. O objetivo deste estudo, portanto, é descrever o uso de uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, como a Web Rádio "AJIR", para promover a discussão sobre obesidade entre jovens escolares através do Programa em “Sintonia com a Saúde”. Métodos: O estudo trata de uma pesquisa–interventiva, na qual se descrevem as ações de intervenção de uma enfermeira junto a jovens de uma escola pública do município de São Benedito/CE, por meio do projeto de extensão “Em Sintonia com a Saúde” veiculado pela Web Rádio AJIR. O público principal do programa da Web Rádio foi de 19 escolares do nono ano do ensino fundamental. Resultados e discussões: Foi possível perceber, através dos questionamentos, que alguns estudantes sabem da definição, tipos e causas da diabetes e também aprofundaram seus conhecimentos sobre a temática obesidade, apresentando dúvidas sobre as doenças ocasionadas por ela e seus fatores de riscos. Conclusão: A Web Rádio é um avanço tecnológico que está conquistando os ambientes escolares e que proporciona aos estudantes uma forma diferenciada de educação em saúde, encorajando-os à adoção de hábitos de vida saudáveis. sobre as doenças ocasionadas por ela e seus fatores de riscos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Augusto Martins Torres, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Enfermagem, com ênfase em Políticas e Práticas de cuidado em Saúde, Juventude, Gênero, AIDS, Comunicação e Saúde e Tecnologias da Informação, Comunicação e Educação.

Leidy Dayane Paiva de Abreu, Universidade Estadual do Ceará

Mestre pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Biologia (2010) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Técnica em Meio Ambiente (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral. Especialista em Gestão Ambiental (2014) pela mesma instituição. Graduada em Enfermagem (2015) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Membro do Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde e Enfermagem (LAPRACS). 

Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Universidade Estadual do Cerá-UECE.

Cursando Mestrado profissional de ensino na saúde, pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (Concluído em 2011), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade Metropolitana Grande Fortaleza - FAMETRO (Concluído em 2014) e Especialista em Gerontologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA . (Conclusão em 2016). Atualmente é funcionária pública na Secretaria Municipal de Saúde de São Benedito-Ceará, onde coordenada o Programa Saúde na Escola-P.S.E., e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-N.A.S.F.

Aretha Feitosa de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira Sanitarista. Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Mestre em Ensino na Saúde (UECE). Coordenadora Pedagógica do Projeto de Extensão: Web Rádio PROEX/UECE com as juventudes inseridas no contexto escolar da região do Cariri.

Isabela Gonçalves Costa, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará.

Anita Saraiva Dornelles Maciel, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará.

Referências

Honório RF, Hadler MCCM. Prevalência de Obesidade e Sobrepeso em Crianças do Programa Saúde na Escola de Goiânia-Go. Cadernos de Saúde Pública, 2012;29(13):1309-1316

Constante JP, Rizzato SS, Oliveira TP, Vieira ML, Szwarcwald CL, Malta DC. Prevalência e distribuição sociodemográfica de marcadores de alimentação saudável. Pesquisa Nacional de Saúde, Brasil 2013. Epidemiol. Serv. Saúde, 2015; 24(2), 267-276. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=s ci_arttext&pid=S2237- 96222015000200267&lng=en.

Moran JM, Massetto MT, Behrens MA. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.

Mohammed E, Malerba JP. Dos Usos Comunitários da Webradiofonia no Contexto Migratório Transnacional. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., abril 2016; 24(46): 109-127. [Acesso em 28 mar 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=s ci_arttext&pid=S1980- 85852016000100109&lng=en&nrm=iso.

Torres RAM, Silva MAM, Bezerra AEM, Abreu LDP, Mendonça GMM. Comunicação em saúde: uso de uma web-rádio com escolares. Journal of Health Informatics, 2015; 2(7).

Rocha ML, Aguiar KF. Pesquisaintervenção e a produção de novas análises. Psicol. Cienc. 2003; 23(4):64- 73.

Abreu LDP. Protótipo de um software educativo sobre métodos contraceptivos: uma ferramenta pedagógica para cuidado de enfermagem com as juventudes. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) Programa de Pósgraduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2017.

Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10 ed. São Paulo: HUCITEC, 2006. 406p.

Brasil. RESOLUÇÃO N. 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde. [Acesso em 4 dez 2017]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegi s/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.

Rodrigues APS, Sousa NG. A internet e o ensino de geografia. Projeção e Docência, 2012; 1 (3): 37- 55.

Marteau T et al. Changing human behavior to prevent disease: the importance of targeting automatic processes. Science. 2012, 1 (337), 1492- 1495.

Galvão MCB. A ciência da implementação. In: Almeida Junior, OF. Infohome [Internet]. Londrina: OFAJ, 2017. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteu do.php?cod=1092

Downloads

Publicado

2018-06-25