Informação em Saúde Bucal: a realidade sanitária de um município do Nordeste brasileiro

Autores

  • Izamara Lira de Sousa Dutra
  • Waneska Ferreira Cavalcante de Albuquerque Reis Departamento de Odontologia, Universidade Ceuma
  • Meire Coelho Ferreira Departamento de Odontologia, Universidade Ceuma

Resumo

Introdução: Os indicadores de saúde bucal constituem ferramentas essenciais de informação em saúde contribuindo significativamente para o planejamento das ações, proporcionando melhoria dos serviços ofertados. Objetivo: A pesquisa desenvolvida descreveu os indicadores de saúde bucal da atenção básica do município de São Luís no ano de 2014 visando identificar avanços e limitações na gestão da atenção à saúde bucal. Método: Realizou-se estudo descritivo com dados do SIA/SUS, sendo utilizado o Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores 2013-2015 do Ministério da Saúde para cálculo e análise dos indicadores de saúde bucal. Resultados: Os resultados demonstraram que apenas 34,63% da população estavam cobertos pelas equipes de saúde bucal, além de baixo percentual de indivíduos que participaram de ações coletivas de escovação dental supervisionada (0,15%). Conclusão: A análise dos indicadores de saúde bucal da atenção básica permite concluir que a assistência oferecida no município de São Luís, no ano 2014, apresentou fragilidades quanto à cobertura e provisão de ações e serviços de saúde bucal demonstrando vulnerabilidades no cuidado e atenção à saúde bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waneska Ferreira Cavalcante de Albuquerque Reis, Departamento de Odontologia, Universidade Ceuma

Graduada em Odontologia e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Saúde Pública pela Università degli Studi di Napoli com área de concentração em Economia e Gestão da Saúde. 

Meire Coelho Ferreira, Departamento de Odontologia, Universidade Ceuma

Graduação em Odontologia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), especialização em Odontopediatria pela Univale, mestrado em Odontologia (área de concentração - Odontopediatria) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Odontologia (área de concentração - Odontopediatria) pela UFSC e pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 

Referências

Ribeiro JM, Portela GZ. A sustentabilidade econômico-financeira da Estratégia Saúde da Família em municípios de grande porte. Ciênc. Saúde Coletiva 2011;16(1719-32).

Roncalli AG, Côrtes MIS, Peres KG. Perfis epidemiológicos de saúde bucal no Brasil e os modelos de vigilância. Cad. Saúde Pública 2012;28 Sup: S58-S68.

Goes PSA, Figueiredo N, Neves JC, Silveira FMM, Costa JFR, Pucca Júnior GA, Rosales MS. Avaliação da atenção secundária em saúde bucal: uma investigação nos centros de especialidades do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 1012;28 Sup:S81-S89.

Ministério da Saúde (BR). Orientações acerca dos indicadores de monitoramento e avaliação do Pacto pela Saúde, nos componentes pela vida e de gestão para biênio 2010-2011. Portaria GM/MS nº 2669, de 03 de novembro de 2009 e Portaria GM/S nº 3.840, de 07 de dezembro de 2010. Brasília, 2011a.

Nicolau LS. A Estratégia de Saúde da Família no município de São Luís: avanços e desafios. 2008. 134f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde). Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

Ministério da Saúde (BR). Plano Nacional de Saúde – PNS. 2011b. [Acesso em 21 dez. 2017]. Disponível em: http://u.saude.gov.brindex.php/oministerio/principal/secretarias/se/ mais-sobre-se/8747-plano-nacional-de-saude-pns.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. [Acesso em 09 mar. 2018]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-luis/panorama.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Critérios e Parâmetros para o Planejamento e Programação de Ações e Serviços de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Série Parâmetros SUS – Volume 1. 1. Planejamento em saúde. 2. Parâmetros Assistenciais. 3. Avaliação em Saúde. 4. Gestão em Saúde. 5. Indicadores de Saúde. 6. Indicadores de Gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Medici AC. Cobertura e qualidade em saúde: Como medir... Como avaliar? Blog. [Acesso em 26 set. 2015]. Disponível em: http://monitordesaude.blogspot.com.br/2010/08/cobertura-e-qualidade-em-saude-como.html.

Groisman S, Loivos C, Knupp R, Cuvino M, Rocha NSM. Acesso às ações de saúde bucal versus indicadores do SIAB/SIASUS: um diálogo possível e necessário. Rev. Bras. Odontol., Rio de Janeiro, jul-dez, 2009;66(2):263-269.

Damião KSLM. Uma avaliação da oferta e da assistência das ações básicas em saúde bucal do Rio Grande do Sul. 2009. 77p. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública). Pelotas: UFPel, 2009.

Downloads

Publicado

2018-11-27