Ensino da Informática Biomédica nas graduações em medicina no Brasil

diagnóstico situacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n1.2019.a2

Resumo

Objetivo: Averiguar o ensino da Informática Biomédica (IB) nos cursos de medicina no Brasil, e a produção científica nacional acerca do tema, construindo diagnóstico situacional, devido a necessidade da formação frente às iniciativas para implantar aplicações das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDICs) na saúde, no contexto da Informática em Saúde (IS). Método: Pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, priorizando trabalhos de revisão dos últimos cinco anos, incluindo página do Ministério da Educação e repositórios de dissertações e teses. Resultados: Identificados pouco mais de 300 cursos de medicina em funcionamento, menos de um quinto mencionou ações relacionadas ao ensino da IB/IS, ou relativo às TDIC. Nenhuma publicação em periódicos nacionais encontrada nos últimos quinze anos. Conclusão: O ensino da IB/IS na graduação médica é escasso, sendo impossível avaliar a qualidade do que existe ou ações para melhoria da competência digital. As publicações nacionais sobre o tema são raras.

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Biografia do Autor

Luiz Roberto de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com Residência no Instituto Nacional de Câncer (INCa/RJ) e Especialização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Especialista em Educação para as Profissões de Saúde, Área de Conhecimento: Multidisciplinar, pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Especialista em Informática em Saúde pela UNIFESP (2019). Mestre e Doutor em Medicina, pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), respectivamente. Professor Associado IV do Departamento de Cirurgia da UFC. Coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC). Coordena o Núcleo Técnico Científico do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), do Ministério da Saúde, no Ceará. Editor Chefe da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais - RESDITE (http://resdite.nuteds.ufc.br).

Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisador na área de informática em saúde com foco em big data e data science em saúde, descoberta de conhecimento e mineração de dados em saúde. Criador e coordenador do grupo de pesquisa Saúde 360o. Corpo docente da Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Informática Em Saúde. 

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Publicado

2019-08-27