Adequação da acessibilidade Web do curso Zika

abordagem clínica na Atenção Básica

Autores

  • Janaína Rolan Loureiro Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Débora Dupas Gonçalves do Nascimento Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Silvia Helena Mendonça de Moraes Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Regina Beretta Mazaro Fiocruz Mato Grosso do Sul

Resumo

Introdução: Acesso à informação pela internet dissemina o conhecimento, possibilitando que conteúdos sejam disponibilizados a qualquer pessoa. A Fiocruz MS faz parte desse processo oferecendo cursos autoinstrucionais na área de saúde. Objetivos: Como 25% dos brasileiros apresentam deficiência, esse estudo visa adequar a acessibilidade Web do curso de Zika para contornar as dificuldades impostas pela deficiência visual à navegação, garantindo acesso a essa parcela do público-alvo. Métodos: O material multimídia do curso autoinstrucional de Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica foi submetido à avaliação de acessibilidade web via validador automatizado para levantamento dos pontos que precisavam de maior atenção. A partir dessa avaliação, foi elaborado um checklist das alterações a serem realizadas no código-fonte do conteúdo para adequá-lo às diretrizes de acessibilidade web da WCAG 2.1. Resultados: O material do curso de Zika foi revisado, passando pelas alterações necessárias para que atendesse aos critérios de sucesso de acessibilidade web. Assim, a nova versão do conteúdo multimídia do curso de Zika atende ao nível A de conformidade do WCAG 2.1. Conclusão: Foram realizadas alterações no material didático do curso autoinstrucional de Zika da Fiocruz MS para garantir acessibilidade web do conteúdo, fundamental para ser disponibilizado integralmente também a pessoas com deficiências, em especial visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Rolan Loureiro, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Mestre em Ciência da Computação pela Faculdade de Computação (FACOM) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na área de Engenharia de Software e bacharel em Ciência da Computação (FACOM/UFMS), com interesse também em TI Verde e Acessibilidade Web. Possui experiência em docência presencial para graduação - UFMS, tutoria EAD no curso de especialização na atenção básica em saúde da família, docência na graduação EAD-UFGD e pós-graduação UCDB Virtual.

Débora Dupas Gonçalves do Nascimento, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (1999), Doutora em Ciências pela USP (2015), Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela USP (2008), especialista em Saúde Coletiva pela UFSCar (2000), especialista em Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior dos Profissionais de Saúde (ENSP/FIOCRUZ/Ministério da Saúde). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública e Coordenadora da área de Educação da Fiocruz do Mato Grosso do Sul, membro do colegiado gestor do Curso de Especialização em Saúde da Família (EAD) da Fiocruz Mato Grosso do Sul e docente dos Programa de Pós graduação Stricto Sensu em Saúde da Família da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e em Rede Nacional Profsaúde (Abrasco/Fiocruz). 

Silvia Helena Mendonça de Moraes, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Pedagoga e Psicóloga, com mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/ Fiocruz e especialização em Saúde Mental pela mesma Escola. Servidora pública federal na Fiocruz Mato Grosso do Sul no cargo de Pesquisador em Saúde Pública.

Regina Beretta Mazaro, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Mestre em Ciência da Computação pela Faculdade de Computação - UFMS. Bacharel em Ciência da Computação pela FACOM/UFMS com interesse no campo de Teoria da Computação, em especial na área de Bioinformática e Otimização Combinatória. Possui experiência em docência para graduação e gerenciamento de ambientes virtuais para cursos a distância.

Downloads

Publicado

2019-07-15