O curso de especialização em saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal do Piauí, 2016-2019

Autores

  • Lis Cardoso Marinho Medeiros Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí
  • José de Lima Neto Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí
  • Kelsen Dantas Eulálio Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí
  • Lorena Citó Lopes Resende Santana Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí
  • Salete Maria da Rocha Cipriano Brito Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí
  • Lídia Araújo dos Martírios Moura Fé Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí
  • Zenira Martins Silva Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí

Resumo

Introdução e objetivo: o curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal do Piauí é fruto de uma parceria entre a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e a UFPI, visando adequar competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, de acordo com as necessidades apontadas pelo SUS no Estado do Piauí. Através de financiamento do Ministério da Saúde (SEGTES), foram disponibilizadas 1.000 vagas, cuja distribuição das ofertas ocorreu ao longo dos anos de 2016 a 2019, na modalidade à distância. Objetivamos avaliar o curso nesses quase três anos de funcionamento. Métodos: foram avaliados pelos egressos: conteúdo do curso, atividades, aplicabilidade, tempo, tutoria, através da aplicação formulário online contendo 10 questões objetivas sobre o curso. Resultados: a melhoria da prática do serviço na Atenção Básica foi destacada por 97,9% dos participantes. O curso contribuiu para um melhor entendimento do SUS e foi avaliado entre bom e ótimo por 97,8% dos especializandos. A conectividade ainda é uma dificuldade para a realização de cursos online. Conclusão: os egressos avaliaram positivamente o curso e relataram ter tido mudança no seu processo de trabalho com a formação adquirida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lis Cardoso Marinho Medeiros, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (1984), graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1991), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente, é professora Titular de Biofísica da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência com formação de recursos humanos para o SUS , com o ensino à distância e fitoterapia. Atua na coordenação adjunta do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e coordena a Especialização em Saúde da Família e Comunidade. 

José de Lima Neto, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí (2004). Coordenador do Projeto de Monitoração de propaganda de medicamentos UFPI/ANVISA (2006). Possui experiência profissional como Farmacêutico nas áreas de Manipulação e Atenção Farmacêutica (2005-2007). Mestre em Química pela Universidade Federal do Piauí. Doutorado Sanduíche com bolsa PDSE/CAPES na Université de Genève (2012) sob a supervisão dos Prof. Dr. Jean-Luc Wolfender e Prof. Dr. Emerson Ferreira Queiroz. Doutor (2014) pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, pelo Programa de Fármacos e Medicamentos, orientado pelo Prof. Dr. Wagner Vilegas, (UNESP - Araraquara - SP). Atualmente, é Professor Adjunto do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí.

Kelsen Dantas Eulálio, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1989), mestrado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2000) e doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Atualmente, é médico da Fundaçao Municipal de Saúde e do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela, em Teresina-PI. Professor colaborador com Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade (EAD) e Mestrado em Saúde da Mulher, da UFPI. 

Lorena Citó Lopes Resende Santana, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí (2006) e Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Piauí (2007). Especialista em Dispensação e Atenção Farmacêutica pela Faculdade Certo (2009). Mestre em Farmacologia pela UFPI (2010). Doutora em Biotecnologia (RENORBIO),com tese na área de FARMACOLOGIA do Sistema Nervoso Central (2014). Atualmente, é farmacêutica do Hospital Universitário do Piauí desde 2013 e professora do Mestrado em Saúde da Mulher (UFPI).

Salete Maria da Rocha Cipriano Brito, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1987). Habilitada em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1988). Mestre em Ciências (Área de concentração:Bioquímica) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP, 1995) e Doutora em Ciências (área de concentração: Bioquímica) pela FMRP-USP (2000). É Professora de Bioquímica da UFPI desde 1989. Nos últimos anos, tem trabalhado em atividades de Ensino à Distância (EaD) na Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFPI) como Tutora e depois Supervisora na Equipe de Material Didático do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade. É Coordenadora Adjunta do Programa UNA-SUS/NUEPES/UFPI

Lídia Araújo dos Martírios Moura Fé, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2002). Pós-graduação em nível de especialização em Ortodontia e em Saúde Pública e Mestrado em Saúde da Mulher pela UFPI (2017). Membro do projeto da rede Evipnet: Estratégias para redução da Mortalidade Materna no estado do Piauí. Coordenadora de Material Didático do curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UFPI, do qual já foi tutora. Servidora pública da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Zenira Martins Silva, Universidade Aberta do SUS - Universidade Federal do Piauí

Graduada em em Serviço social pela Universidade Federal do Piauí (1993). Especialista em saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz. Mestre em Saúde Pública também pela Fundação Osvaldo Cruz em 2008. Trabalha na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Piauí na área de Epidemiologia - Estatísticas Vitais - e Informação em Saúde. Coordenação a nível local em pesquisa na área de mortalidade, sob a Coordenação geral da FIOCRUZ. Membro da equipe UNA SUS - UFPI. Membro da equipe UNA-SUS. 

Downloads

Publicado

2019-07-16