Inovação tecnológica em educação

a inserção das teleconsultorias no treinamento profissional em saúde da família

Autores

  • Luiz Roberto de Oliveira Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina
  • Lidia Eugênia Cavalcante Universidade Federal do Ceará - Departamento de Ciência da Informação
  • Raquel de Melo Rolim Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina
  • Ana Josiele Ferreira Coutinho Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina
  • Gustavo Silveira Dantas Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina
  • Laiana Ferreira de Sousa Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina

Resumo

Introdução: O Telessaúde foi criado com o objetivo de qualificar, ampliar a resolutividade e fortalecer a estratégia de saúde da família. No interior do Ceará, onde o acesso da população aos serviços de saúde é restrito, o NUTEDS/FAMED/UFC atua na formação de profissionais de saúde, oferecendo subsídios para a fixação de profissionais em áreas remotas. Objetivo: Analisar a estratégia de capacitação centrada na utilização das TDIC como ferramenta educativa. Método: análise dos relatos de experiência e dos registros sobre as ações de teleducação realizadas no Curso de Especialização em Saúde da Família, no período de julho a outubro de 2017. Resultados e Discussão: Foram analisadas 547 solicitações por apresentarem status finalizados. Verificou-se a importância do uso de ferramentas de inovação tecnológica e pedagógica no contexto da saúde, de modo a estimular a educação permanente e o conhecimento de práticas do cuidado com base nas melhores evidências disponíveis e no uso da teleconsultoria como meio de apoio, evitando o deslocamento geográfico desnecessário de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Conclusão: O uso de teleconsultoria tem grande potencial na prática e os alunos passaram a contar com os recursos de telessaúde para ampliar e melhorar o atendimento na Atenção Básica.

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Biografia do Autor

Luiz Roberto de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com Residência no Instituto Nacional de Câncer (INCa/RJ) e Especialização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Especialista em Educação para as Profissões de Saúde, Área de Conhecimento: Multidisciplinar, pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Especialista em Informática em Saúde pela UNIFESP (2019). Mestre e Doutor em Medicina, pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), respectivamente. Professor Associado IV do Departamento de Cirurgia da UFC. Coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC). Coordena o Núcleo Técnico Científico do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), do Ministério da Saúde, no Ceará. Editor Chefe da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais - RESDITE (http://resdite.nuteds.ufc.br).

Lidia Eugênia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - Departamento de Ciência da Informação

Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora associada III do Departamento de Ciências da Informação, da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI (2016-2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto.

Raquel de Melo Rolim, Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina

Graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1982). Especialista em EaD. Gerente Administrativa - Fundação Josué Montello (FJM) no curso de Atenção Domiciliar com convênio entre as Universidades UFMA/UFC/UERJ em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS). Gerente Executiva da UNA-SUS/UFC e coordenadora de planejamento didático e de oferta de Módulos Educacionais para Cursos na modalidade a Distância, criados pela UNASUS e ofertados pela Universidade Federal do Ceará. 

Ana Josiele Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina

Especialista em Tecnologias Digitais na Educação pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7), Especialista em Design Instrucional para EAD pelo IBDIN. Graduada em Biblioteconomia pela UFC. Exerci a função de Designer Instrucional no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC. Atualmente, exerço a função de Supervisão Pedagógica e de Tutoria no Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC, onde funcionam os projetos Telessaúde Brasil Redes e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Gustavo Silveira Dantas, Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina

Médico Generalista na Estratégia de Saúde da Família no Governo Municipal de Fortaleza. Médico teleconsultor e regulador do Telessaúde e Telemedicina no Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC).

Laiana Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Ceará - Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI - UFPB). Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB (2017). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Especialista em Teorias da Comunicação e Imagem pelo Departamento de Comunicação Social - UFC (2013). Especialista em Educação à Distância pela UFC (2016). Integrante do Grupo de Pesquisa GIACO da Universidade Federal da Paraíba. Editora da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

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Publicado

2019-07-16