Curso de Especialização em Saúde da Coletiva, concentração em Atenção Básica – Saúde da Família (EaD)

uma experiência de inovação frente ao desafio da complexidade

Autores

  • Maria Ligia Rangel Santos Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia
  • Catharina Leite Matos Soares Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8131-4831
  • Yara Oyram Ramos Lima Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia
  • Jane Mary de Medeiros Guimarães Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gabriela Rangel de Moura Santos Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fiocruz

Resumo

Objetivo: Destacar aspectos na experiência de estruturação e gestão do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Atenção Básica/ Saúde da Família ofertado pelo Instituto de Saúde Coletiva e Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 2018, para os médicos do Programa Mais Médicos na Bahia, na modalidade de Educação a Distância. Métodos: Relato de experiência que recorre à ação reflexiva de sujeitos implicados, para analisar seu trabalho a partir de referenciais teórico-metodológicos pertinentes.  Resultados: Trata-se de uma proposta ancorada nos princípios e bases da Educação Permanente em Saúde e, por consequência, no trabalho como princípio educativo e em metodologias ativas e problematizadoras. Enfatiza-se, no artigo, a construção da estrutura curricular, o modelo pedagógico e a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), considerados como tecnologias inovadoras. Conclusão: São evidenciados os principais aspectos que possuem potencial para incidir sobre processos educativos capazes de contribuir na melhoria das práticas dos médicos estudantes em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ligia Rangel Santos, Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

Professora Titular aposentada da Universidade Federal da Bahia, com graduação em Medicina por esta Universidade, Mestrado em Saúde Coletiva, Doutorado em Saúde Coletiva, Estágio Sênior (Pós-Doutorado) na Universidade Aberta de Lisboa (2015 a 2016), com apoio da CAPES. Atuo no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, desenvolvo atividades de ensino, pesquisa, extensão e cooperação técnica, nas áreas de Educação e Comunicação em Saúde. Coordeno as linhas de Pesquisa Mídia e Saúde, com a qual colaboro no Observatório de Análise Política de Saúde do ISC/UFBA, e Tecnologias de Educação e Comunicação em Saúde, ambas do grupo de pesquisa Educação e Comunicação em Saúde, por mim coordenado. 

Catharina Leite Matos Soares, Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

Odontóloga. Mestre em Saúde Comunitária e Doutora em Saúde Pública pelo ISC/UFBA, na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Possui experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Políticas Públicas, Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Trabalho e da Educação na Saúde, Educação à Distância em Saúde. 

Yara Oyram Ramos Lima, Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Pública (2013), e Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2008), Especialista em Saúde Coletiva na área de Portos, Aeroportos e Fronteiras pela Universidade Federal da Bahia (2006), graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2003). Atualmente é professora adjunta I do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e pesquisadora no Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Cooperação Técnica em Vigilância Sanitária do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. 

Jane Mary de Medeiros Guimarães, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel em Ciências Econômicas, mestrado em Ciências da Educação (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa), doutorado em saúde pública e seis meses como pesquisadora visitante da London School of Hygiene and Tropical Medicine. Possui MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Integra a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde (REBRATS). Desde 2009 é pesquisadora do Programa Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS) do Instituto de Saúde Coletiva/ISC-UFBA e Pesquisadora colaboradora do Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologias em Saúde (INCT CITECS/ISC-UFBA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia e Vice-coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. I

Gabriela Rangel de Moura Santos, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fiocruz

Doutoranda em Saúde Pública,linha de Pesquisa Direito, Saúde e Cidadania, Escola Nacional de Saúde Pública, Mestre em Políticas Públicas e Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ, Pós-Graduada em Psicologia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer, Pós-Graduada em Teoria da Clínica Psicanalítica pela Universidade Federal da Bahia e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. 

Downloads

Publicado

2019-07-16