A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde

Autores

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi Escola de Medicina - Universidade Federal de Ouro Preto
  • Helton Cristian de Paula Universidade Federal de Ouro Preto
  • Adriana Maria de Figueiredo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Álisson Oliveira dos Santos Universidade Federal de São João del-Rei
  • Gustavo Valadares Labanca Reis Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Objetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Escola de Medicina - Universidade Federal de Ouro Preto

Docente DEMSC e membro NDE - Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Coordenador Mestrado Profissional em Saude (ProfSaude) na UFOP; Coordenador da Colaboração da UFOP junto a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) Pediatra Atenção Domiciliar GEAD Unimed Belo Horizonte/MG; Docente, membro NDE e coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade - Medicina PUC-MG Campus Contagem. Mestre e Doutor em Ciências da Saúde/ concentração Saúde Coletiva, sub-área: Educação em Saúde do CPqRR/FIOCRUZ-Minas. 

Helton Cristian de Paula, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Administração pelo CEPEAD/UFMG, Mestre e Graduado em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e técnico em Administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial do SEBRAE-MG. Professor Adjunto do Centro de Ensino a Distância - CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, leciona disciplinas no curso de Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Matemática. Diretor da unidade acadêmica de ensino a distância da Ufop, gestão 2015-2019. 

Adriana Maria de Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Teve sua inserção profissional como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCON) da UFMG, trabalhando em pesquisas e planejamento em saúde. Em 1994 inicia carreira docente na área de Políticas de Saúde e Planejamento na Faculdade de Medicina da UFMG. Desde 2007, colabora no desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UFOP, tendo participado de sua concepção e elaboração. Atualmente, é professor associado da Escola de Medicina da UFOP, atuando na área de Ciências Sociais em Saúde, com disciplinas integradas à Rede de Saúde. 

Álisson Oliveira dos Santos, Universidade Federal de São João del-Rei

Médico pela Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela UFOP; Mestre em Telemedicina e Telessaúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialista em Preceptoria de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Aberta do SUS/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA). Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) - Campus Centro-Oeste e Colaborador Técnico da UNA-SUS. Realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Educação em Saúde e Saúde Coletiva, com interesse especial em Telemedicina e Telessaúde, Informática em Saúde e Saúde Digital.

Gustavo Valadares Labanca Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Gestão com ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral, em janeiro de 2011 Titulado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade Atualmente é médico atenção básica da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Preceptor da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto, Supervisor do PROVAB( Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica); Membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto e Professor de Magistério Superior da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.

Downloads

Publicado

2019-07-16