Tecnologias utilizadas na assistência domiciliar ao idoso

revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a10

Resumo

Introdução: o envelhecimento populacional resulta em novas demandas de saúde resultando na adoção de práticas inovadoras. Entretanto, espera-se que essas novas práticas melhorem os cuidados de saúde prestados em especial no âmbito domiciliar. Objetivo: identificar as tecnologias utilizadas na assistência domiciliar ao idoso no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a seleção dos artigos foi realizada utilizando-se as bases de dados PubMed/MEDLINE, SCOPUS e EBSCO/Host. Utilizou-se os descritores controlados: Idoso (Aged), Assistência Domiciliar (Home Nursing) e Tecnologia (Technology). Foram selecionadas seis publicações por atenderem aos critérios de inclusão e exclusão. Utilizou-se a ferramenta Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para a análise dos artigos. Resultados: a utilização de recursos tecnológicos na assistência domiciliar foi realizada no Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Noruega. Sendo, dois estudos descritivos, dois qualitativos, um ensaio clínico randomizado e um observacional. O estudo com maior pontuação COREQ, preencheu 24 dos 32 itens do instrumento. Conclusão: a tecnologia se apresenta favorável para atender as demandas de saúde dos idosos e a complexidade de ações que podem ser realizadas no âmbito domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Renha Guedes Peixoto Costa, Universidade de Fortaleza

Mestre em Tecnologia e Inovação em enfermagem pela Universidade de Fortaleza.

Maria Eliana Peixoto Bessa , Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Ciencias da Computação pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado Em Informatica Aplicada pela Universidade de Fortaleza e Doutorado em Computer Science and Applications - Virginia Polytechnic Institute and State University. Atualmente, é professor do Mestrado Acadêmico em Ciencias da Computação da Universidade Estadual do Ceará, Professor do Mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Sócio - Diretor - FFIT Serviços de Inovação e Tecnologia Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interface Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade, Computação Persuavisa, Usabilidade, Experiência de Usuário, Computação Vestivel, Haptics, Leitura Eletrônica, Zoom, Computação Móvel, com projetos de pesquisa com forte concentração em Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

2019-12-20