Validação do jogo digital PREVINIX para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a12

Resumo

Introdução: A adolescência caracteriza-se como um período de vulnerabilidade para contaminação pela Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST`s), sendo de vital importância o desenvolvimento de tecnologias educativas direcionadas para esta temática. Objetivo: validar o jogo Previnix para a construção de conhecimentos sobre a prevenção, identificação e tratamento de IST´S na adolescência. Métodos: Pesquisa de validação realizada em escola pública do Recife. Participaram 56 adolescentes (12-16 anos).  Os dados foram coletados através de questionários (antes e após), gravação da ação educativa, formulário e grupo focal. Os dados quantitativos foram descritos termos de acertos e erros ou através do Índice de Concordância (IC) e os dados qualitativos submetidos a análise temática. O Previnix alcançou IC total de 91% e pontuação superior a 80% de concordância em todos os itens avaliados. Houve aumento do número de acertos nos questionários após a intervenção e realizadas sugestões para aprimoramento do jogo. A utilização da tecnologia possibilitou a construção de conhecimentos de forma dialógica. Conclusão: O Previnix foi validado como tecnologia educativa para utilização em ações de promoção saúde sexual e reprodutiva com adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Ciências da Saúde pela UnB e Estagio de Pós-doutoramento em Educação na UFPE. Docente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no curso de graduação em Terapia Ocupacional. Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência. Membro da Cátedra Paulo Freire (UFPE). Atua principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional Social , infância, adolescencia e juventude , educação em saúde e pesquisa qualitativa .

Silvia Roberta Peixoto Silva de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Foi bolsista de Iniciação Científica do grupo de pesquisa da Criança e do Adolescente (UFPE).

Danielle Oliveira Silva Valerio, Universidade Federal de Pernambuco

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco.

Marina Araujo Rosas, Universidade Federal de Pernambuco

Terapeuta Ocupacional pela Docente da Universidade Federal de Pernambuco.

Larissa Negromento Azevedo, Centro Universitario de Joao Pessoa

Graduada em medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Residência médica em infectologia pela Universidade de Pernambuco. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco. Docente no Centro Universitario de João Pessoa.

Beatriz do Nascimento Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2019-12-20