Uma solução para o controle do fluxo das filas de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS)

Sistema de Gerenciamento de Filas (SIGEFI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a11

Resumo

Introdução: A procura pela realização de procedimentos eletivos no Sistema Único de Saúde tem se tornado maior que a capacidade ofertada. Esta realidade torna inevitável a existência de filas, especialmente para realização de cirurgias eletivas. Na maioria dos hospitais públicos, o gerenciamento desta fila é realizado manualmente, por meio de planilhas ou agendas. Esta prática torna a fila vulnerável, passível de falhas. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi diagnosticar as vulnerabilidades do manejo no controle das filas de cirurgias eletivas e apresentar uma solução por meio da elaboração de um sistema de gerenciamento usando banco de dados e linguagem de modelagem unificada. Método: Foram elaboradas modelagens dos fluxos de um sistema em tempo real, estabelecendo critérios de prioridades e gerenciamento dos dados fictícios, utilizando a teoria das filas e um protótipo de banco de dados. A inserção do paciente conforme classificação de risco foi estabelecida por meio dos protocolos da liberação anestésica. Resultado: O recurso apresentado promoveu uma significativa melhora no gerenciamento, controle e manuseio das filas de cirurgias eletivas, impactando na redução dos custos e tempo de espera para realização de procedimentos. Conclusão: O sistema de gerenciamento de filas garante a integridade e acessibilidade das filas, facilitando a manuseabilidade das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Cristiane Souza, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. MBA em Gestão Hospitalar pelo Centro Universitário Internacional. Pós graduação em Gestão em Saúde Pública pela FioCruz - Fundação Osvaldo Cruz. Mestrado na área de Informática, Banco de Dados pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na administração pública há 20 anos, onde teve oportunidade de: assessorar a Direção de Enfermagem, assessorar na análise e elaboração de projetos de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, foi Coordenadora de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, onde gerenciou o desenvolvimento dos processos administrativos da Residência Médica e Multiprofissional do Hospital de Clínicas - UFPR. Hoje, atua nos processos de Planejamento Estratégico da Unidade Materno Infantíl.

Marcos Sfair Sunye, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia de Software pela Universite de Nice e doutorado em Banco de dados pela Université de Bourgogne. Realizou Pós Doutorado no Laboratório de Informática de Paris VI (LIP6) da Université Paris VI (Jussieu) em 2006/2007. Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, integracao, análise de desempenho e bibliotecas digitais. Participa da pos-graduação em Informática da UFPR desde sua criação.

Dante da Silva Aléo, Universidade Federal do Paraná

Discente. Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-12-20