Ensinando química e bioquímica de alimentos através de revistas em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.re1

Resumo

Introdução e objetivos: Numa época em que os acadêmicos estão cada vez mais adeptos do uso da realidade virtual, o gênero de quadrinhos com animações e de ficção científica permanecem populares. Método: Neste trabalho, discentes do curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desenvolveram revistas em quadrinhos, utilizando o software on-line Pixton. Nos quadrinhos, foram apresentadas de forma ilustrativa e dinâmica, as funções biológicas, químicas e tecnológicas de pigmentos e vitaminas lipossolúveis. Resultados: A revista em quadrinhos foi distribuída de forma impressa na feira semestral denominada Experimente e disponibilizada on-line na forma de Flip-book, com isso, foi possível chamar a atenção dos discentes, docentes e comunidade, para outros meios de informação e comunicação, tornando o conteúdo de fácil assimilação, devido as ilustrações e fácil vocábulo utilizados pelos discente, o que possibilitou atingir um público maior. Conclusão: Com o uso desse recurso, foi possível melhorar a assimilação do conteúdo, além de aguçar a criatividade dos discentes e interesse pela disciplina de Química e Bioquímica de Alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Novais Brandão, Universidade Federal de Mato Grosso

Curso de graduação Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Renata Lênnen da Cruz e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmica de graduação. Curso de graduação Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ana Carolina Rudes Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmica de graduação. Curso de graduação Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Wanessa Costa Silva Faria, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT e bacharel em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Cuiabá. Têm experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em desenvolvimento de produtos, análises biológicas em modelo animal de diabetes, análises toxicológicas in vivo e análises químicas por meio de métodos cromatográficos hifenados. Atualmente, atua em pesquisas direcionadas ao desenvolvimento de novos alimentos funcionais e bioativos, análises químicas e estudo da eficácia e segurança de compostos bioativos oriundos de fontes alimentícias. Membro colaborador do grupo de pesquisa em Bioprospecção de Plantas com Efeitos Nutricionais e Metabólicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do grupo de pesquisa em Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Downloads

Publicado

2019-12-20