Materiais de apoio à educação em saúde- vídeo saúde bucal para crianças em animação

Palavras-chave: Educação em Saúde, Odontologia, Saúde Bucal

Resumo

Introdução: A confecção de materiais de apoio à educação em saúde utilizando tecnologias digitais exige trabalho colaborativo. Objetivo: Relatar a confecção de um vídeo com animação sobre cuidado em saúde bucal para crianças em faixa etária de 4 a 6 anos. Método: As etapas de criação do vídeo foram de pré-produção, produção e pós-produção. O vídeo, intitulado Saúde Bucal para crianças em animação, foi publicado no Youtube no canal do Centro de Pesquisas em Odontologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no dia 27/07/2020. Resultados: Na pré-produção foram definidos tipo de vídeo, cenário, atores e roteiro. O vídeo aborda a importância da higiene bucal, além de incentivar a alimentação saudável.  A produção do vídeo foi realizada por uma equipe multiprofissional com a gravação, narração e inclusão da trilha sonora. Na pós-produção ocorreu a revisão e aprovação do vídeo pela equipe. Após um ano de exibição no canal, o vídeo apresentou 20.328 visualizações. Em 2021 foi incluído o acesso ao vídeo com tradução em libras. Conclusão: A análise do primeiro ano de divulgação no Youtube sugere que o vídeo é um importante material de apoio à educação em saúde bucal. O vídeo encontra-se disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=6I73vB_mNAI

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Karla Frichembruder , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Odontologia. Cirurgiã-dentista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alexandre Fávero Bulgarelli , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Saúde Pública. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Camila Adriane Leffa Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fabricio Mezzomo Collares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Camila Mello dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Odontologia. Docente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

Pazzini DNA; Araújo FV de. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Manancial: repositório digital da UFSM. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/729/Pazzini_Darlin_Nalu_Avila.pdf?sequence=1 . Acesso em: 29/09/2021

Dreon O; Kerper RM; Landis J. Digital Storytelling: A Tool for Teaching and Learning in the Youtube Generation. Middle School Journal. [online], volume 42, n. 5. [S.l], May, 2011, p. 4-9. Disponível em: https://sci-hubtw.hkvisa.net/10.1080/00940771.2011.11461777 . Acesso em: 29/09/2021

Machado H de S; Silva SMP da; Silva JE. Desenvolvimento infantil, educação e primeira infância: Histórias infantis como alternativa pedagógica. Research, Society and Development. [online], volume 10, n. 7. [s.l], jun., 2021. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16373/14516 . Acesso em: 29/09/2021

Schall, VT; Modena CM. As novas tecnologias de informação e comunicação em educação em saúde. In: Maria Cecilia de Souza Minayo; Carlos Everaldo Alvares Coimbra Junior. (Org.). Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina [online]. 20ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005, p. 245-255.

Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/w5p4j/pdf/minayo-9788575413920.pdf#page=237 . Acesso em: 28/09/2021

Tokairin AS da P; Seixas GF; Silva NMA da; Fukada RRB; Rossato PH; Simões TC; Poleti ML; Fernandes TMF. Avaliação do Conhecimento de Escolares Sobre Saúde Bucal, Dieta e Higiene: Ferramenta Diagnóstica para Direcionamento de Atividade Educativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. [online], volume 21, n. 3. [s.l], dez., 2020, p. 365-369. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/8499 . Acesso em: 29/09/2021

Araújo AYCC de; Julião KL; Carvalho Neta EM de; Pinheiro JSR; Barros RA da S; Ferreira HS; Pinto AGA. Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino na saúde: um relato de experiência. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. [online], volume 5, n. 2. Fortaleza, abr./jul., 2020, p. 40-54. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/43379/161833 . Acesso em: 29/09/2021

Schall VT. Divulgação científica sobre saúde e ambiente para crianças: o valor da literatura, do lúdico e das experiências significativas em museus de ciências. Salto para o Futuro, volume 20, n. 2. 2010, p. 15-21.

Holliday OJ. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: MMA, 2006, p. 128. Disponível em: https://www.ufpb.br/redepopsaude/contents/biblioteca-1/para-sistematizar-experiencias/para-sistematizar-experiencias-livro-oscar-jara.pdf/view . Acesso em: 29/09/2021

Silva PA; Madeira MR; Frichembruder K. O Universo de Oris. Porto Alegre: UFRGS, 2019, p. 16 ISBN 978-85-66094-64-0

Rodrigues Junior JC; Rebouças CBA; Castro RCMB; Oliveira PMP; Almeida PC; Pagliuca LMF. Construção de vídeo educativo para a promoção da saúde ocular em escolares. Texto e Contexto Enfermagem, volume 26 n. 2. Florianópolis, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/ZzNCSYS5HXbLPmrFRPYTyRK/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 29/09/2021

Publicado
2022-06-30