Desenvolvimento de checklist para prevenção de ansiedade associada ao uso de redes sociais on-line

Autores

Palavras-chave:

Redes Sociais Online, Promoção da Saúde, Saúde Mental, Prevenção de Doenças, Ansiedade

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou desenvolver um checklist para prevenção da ansiedade associada ao uso de redes sociais on-line (RSO). Método: Pesquisa metodológica, fundamentada no conceito de autodeterminação, realizada entre fevereiro e março de 2021, por estudantes e profissionais da área de enfermagem. As evidências para sua elaboração foram coletadas a partir de busca na literatura utilizando os descritores DeCs/MeSH “Redes Sociais On-line” e “Ansiedade”, em português e inglês. Foram incluídas evidências de estudos primários quantitativos que identificaram características do uso de RSO associadas à ansiedade. O checklist foi elaborado com base na recomendação de oito estudos, publicados entre os anos de 2013 e 2018, com uma população de 17.926 pessoas, a maioria homens (51,9%), entre 11 e 32 anos. Resultados: O checklist culminou em dez itens, descritos em forma de questionamentos, com respostas objetivas relacionadas ao: tempo de acesso; comparação social; uso passivo; uso noturno; número de plataformas; e padrões de uso problemáticos caracterizados por hipervigilância, alta conexão emocional e substituição das conexões pessoais. Conclusão: As recomendações podem ser úteis para a autoavaliação quanto ao uso nocivo de RSO, funcionando como uma ferramenta para mudança de comportamento e promoção da saúde mental.

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Biografia do Autor

Odaleia de Oliveira Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Jéssica Karen de Oliveira Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Maisa Leitão de Queiroz

Pós-Graduanda em Saúde Coletiva do Centro Universitário Faveni e especialista em UTI Neonatal e Pediátrica pelo Centro Universitário Ateneu.

Nycolle Almeida Leite , Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Enfermagem Universidade Federal do Ceará.

Débora Clemente Paes, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Enfermagem Universidade Federal do Ceará.

Marli Teresinha Gimeniz Galvão, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2022-02-13