A informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Autores

Palavras-chave:

Informação em saúde, Biblioteconomia, Formação profissional

Resumo

Introdução: Este artigo busca examinar a inserção de disciplinas que abordam a temática informação em saúde, por meio de uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja produção dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Foram examinadas, minuciosamente, as disciplinas e seus ementários, no intuito de verificar a abordagem de temáticas inerentes à informação em saúde na formação do profissional da informação em território nacional. O referencial teórico apresenta bibliografias que abordam aspectos da formação do bibliotecário no Brasil, informação em saúde, práticas educativas em saúde e competências do profissional da informação em saúde. Resultados: Os resultados da investigação demonstram diferenças significativas na inserção de disciplinas que versam sobre as temáticas da informação em saúde nas diferentes regiões do país. Conclusão: Os dados apontam para a necessidade de se repensar a educação bibliotecária na contemporaneidade, em virtude das transformações decorrentes dos processos de prevenção e promoção da saúde da população.

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Biografia do Autor

Filipe Xerxeneski da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gabriela Fernanda Cé Luft, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Lizandra Brasil Estabel, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Coordenadora do Programa CERLIJ: Leitura, Informação, Acessibilidade e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Eliane Lourdes da Silva Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS). Professora no Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-02-13