Um modelo para a avaliação da Arquitetura da Informação da Biblioteca Virtual em Saúde

Autores

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Pesquisa científica, Biblioteca Virtual em Saúde

Resumo

Introdução: As tecnologias digitais proporcionaram a organização da informação gerando avanços significativos no acesso à informação científica. Na área da saúde, a Biblioteca Virtual em Saúde disponibiliza o acesso a produções bibliográficas científicas nacionais e internacionais. No cenário de organização das informações, a Arquitetura da Informação surge com o objetivo de planejar, organizar e projetar os ambientes informacionais digitais visando à satisfação do usuário. Uma análise de trabalhos atuais revelou que os mesmos não contemplam a Arquitetura da Informação na integralidade das suas abordagens. Objetivo e métodos: Este artigo tem como objetivo propor um modelo de avaliação da Arquitetura da Informação de portais da área da saúde, usando como referência o Portal da BVS Brasil a partir das contribuições das abordagens arquitetural, sistêmica, informacional e pervasiva discutidas por Oliveira, Vidotti e Bentes Pinto. Resultados: Como resultado, detalha-se o modelo, que pode ser aplicado às diferentes interfaces da BVS. Metodologicamente, o modelo que pode ser aplicado por meio de observação e instrumentos (checklists), contempla as abordagens da Arquitetura da Informação mencionadas, seus objetivos e uma sugestão prática para atingir cada objetivo. Conclusão: Verificou-se que esta avaliação constitui uma perspectiva ampla de investigação, que poderá contribuir com melhorias para ambientes informacionais da área da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carin Cunha Rocha, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Priscila Barros David , Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional e do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

1. Oliveira HPC, Vidotti SABG, Bentes Pinto V. Arquitetura da informação pervasiva. São Paulo: UNESP; 2015. 117p.

2. Silva PM, Dias GA. A arquitetura da informação centrada no usuário: estudo do website da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Enc. Bibli. 2008; 26.

3. Simões K et al. Arquitetura da informação na BVS Prevenção e Controle de Câncer: fundamentos da organização, recuperação e disseminação de informações. In: Anais das Jornadas Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde, 2014, Lisboa. Lisboa: APDIS; 2014.

4. Silva MB, Miranda ZD. A arquitetura da informação do portal institucional BVS Fiocruz à luz do sistema de organização. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Salvador. Salvador: ANCIB; 2016.

5. Agner L. Ergodesign e arquitetura da informação: trabalhando com o usuário. 2. ed. Rio de Janeiro: Quartet; 2009.

6. Resmini A, Rosati L. Pervasive information architecture: designing cross-chanel user expeiences. Amsterdã: Elsevier; 2011.

7. Rosenfeld L, Morville P, Arango J. Information architecture for the world wide web and beyond. 4. ed. Sebastopol: O’Reilly Media; 2015.

8. Camargo LSA. Metodologias de desenvolvimento de ambientes digitais a partir dos princípios da arquitetura da informação [tese]. Marília: Universidade Estadual Paulista; 2010.

9. Lacerda F. Arquitetura da informação pervasiva: projetos de ecossistemas na Internet das coisas [tese]. Brasília: Universidade de Brasília; 2015.

10. Bentes Pinto V. Interdisciplinaridade na ciência da informação: aplicabilidade sobre a representação indexal. In: Pinto VB, Cavalcante LE, Silva Neto C. Ciência da Informação: abordagens transdisciplinares, gêneses e aplicações. Fortaleza: Edições UFC; 2007.

11. Morin E, Le Moigne J. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Petrópolis; 2000.

12. Macedo FLO. Arquitetura da informação: aspectos epistemológicos, científicos e práticos [Dissertação]. Brasília: Universidade de Brasília; 2005.

13. Oliveira HPC. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais. [Tese]. Marília: Universidade Estadual Paulista; 2014.

14. Camargo LSA, Vidotti SAB. Arquitetura da informação: uma abordagem prática para o tratamento de conteúdo e interface em ambientes informacionais digitais. Rio de Janeiro: LTC; 2011.

15. Nielsen J. Usability Engineering. New York: Academic Press; 1993.

16. Batista EO. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva; 2004.

17. Vidotti SABG, Cusin CA, Corradi JAM. Acessibilidade digital sob o prisma da Arquitetura da Informação. In: Guimarães JAC, Fujita MSL. Ensino e pesquisa em Biblioteconomia no Brasil: a emergência de um novo olhar. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2008.

18. Davenport TH. Ecologia da informação. São Paulo: Futura; 1998.

19. Lacerda F, Lima-Marques M. Architecture as a discipline: a methodological approach. In: Resmini, A. Reframing Information Architecture. Switzerland: Springer; 2014.

20. Packer AL. A construção coletiva da Biblioteca Virtual em Saúde. Interface: Comunic, Saúde, Educ. 2005; 9 (17): 249-272.

21. Pires-Alves F. Informação científica, educação médica e políticas de saúde: a Organização Pan-Americana da Saúde e a criação da Biblioteca Regional de Medicina – BIREME. Ciência e Saúde Coletiva. 2008; 13 (3): 899-908.

22. Silva MPB. Arquitetura da informação pervasiva em repositórios digitais informacionais: o estudo de caso do Repositório da UFRN [Dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2018.

Downloads

Publicado

2022-02-13